Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Câmara será festeira de 2022 ano do centenário da elevação de São Filipe à categoria de cidade

São Filipe, 29 Abr (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Filipe será a festeira da bandeira de São Filipe para o ano de 2022, ano em que a cidade celebra o centenário da sua elevação à categoria de cidade.

O administrador da Casa das Bandeiras, Henrique Pires, disse que “faz todo o sentido” ser a câmara a festeira para poder celebrar as tradicionais festas da bandeira e que coincidem com o Dia do Município de São Filipe, com os 100 anos da sua elevação a cidade, que acontecerá a 12 de Julho de 2022.

“Estamos a trabalhar com a câmara neste sentido”, disse o administrador, salientando que a passagem da bandeira acontecerá no dia 01 de Maio, nas instalações da Casa das Bandeiras, no final de um almoço restrito com os cavaleiros, coladeras e pessoal que trabalha na Casa das Bandeiras, e em “estrito cumprimento e respeito” das medidas sanitárias em vigor, no quadro do combate à pandemia da covid-19.

É por esta razão que a passagem da bandeira, que tradicionalmente acontece no Alto de São Pedro, no final das cavalhadas, acontecerá nas próprias instalações da Casa das Bandeiras.

Depois de no ano passado a festa se ter resumido a celebração de uma missa,  este ano, além do almoço restrito, está previsto, de entre outras actividades, a bênção da bandeira no dia 30,  alvorada,  missa e procissão e regresso da bandeira à Casa das Bandeiras, no dia 01 de Maio, esperando poder retomar as festas com a dimensão que lhe caracteriza, a partir de 2022.

O presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, disse que ainda não recebeu a confirmação e que a decisão não depende da câmara, salientando que a autarquia já manifestou a sua intenção à Casa das Bandeiras e está a aguardar a decisão final.

“Estamos convictos que iremos organizar as festas de 2021, individualmente ou em parceria com outros festeiros, porque pretendemos que 2022 seja um ano de lançamento daquilo que é a visão do Fogo”, disse Nuías Silva, indicando que a equipa camarária está a trabalhar em algumas infra-estruturas que serão inauguradas no próximo ano, como a zona de Cruz dos Passos, que será requalificada e transformada num espaço comercial e com parque de diversão infantil.

Além disso, apontou que a câmara está a trabalhar nas questões do fomento de empreendedorismo, na capacitação, na requalificação da cidade e vai criar, no segundo semestre, uma comissão que irá organizar as festas do centenário envolvendo a câmara e a sociedade civil, porque, explicou, pretende que seja algo pensado e participado por todos.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos