Fogo: Câmara de São Filipe vai sensibilizar criadores antes de desactivar pocilgas familiares – vereador

São Filipe, 26 Jan (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Filipe vai promover uma campanha de sensibilização dos criadores com pocilgas familiares nas duas ribeiras e noutros bairros antes de avançar com a desativação das mesmas, anunciou hoje a edilidade.

A informação foi dada à Inforpress pelo vereador responsável pelo sector do ambiente, João José Canuto, quando contacto a propósito da proliferação de espaços de criação de porcos nas ribeiras de São João e de Xaguate e alguns bairros da parte alta da cidade de São Filipe.

O autarca fez saber que antes de adopção de medidas, a Câmara Municipal de São Filipe vai promover uma campanha para sensibilizar as pessoas que praticam esta actividade.

Segundo o mesmo, a campanha passa também, se possível, pela identificação de espaços mais distantes das comunidades para esta prática, e só depois, em parceria com outras instituições como a Saúde e a Polícia Nacional, avançar com a desactivação de dezenas de chiqueiros que proliferam nestes espaços.

Já no quadro do plano de actividades para 2022 e para o sector do ambiente, a autarquia de São Filipe prevê a requalificação do matadouro municipal e deslocalização da pocilga que praticamente está cercada de habitações e não dispõe de condições para funcionamento, para outro espaço.

O projecto visa a requalificação do matadouro municipal e deslocalizar a pocilga existente, de modo a melhorar a saúde pública da cidade e garantir melhores condições de trabalho dos funcionários, mas também contribuir para o melhoramento das condições de higiene, aumentar o número de utentes que utilizam o matadouro e diminuir as matanças na via pública.

Para a requalificação do matadouro e deslocalização da pocilga a câmara orçamentou 10 mil e 500 contos no seu orçamento para o efeito.

Ainda no quadro do ambiente, a autarquia prevê executar este ano o projecto “Pró-Ambiente”, que consiste na realização de acções de sensibilização ambiental e reflorestação das ribeiras, sobretudo junto das crianças, adolescentes e comunidades para uma mudança de atitudes de modo a serem promotores da mudança e atitude mais correta para com o ambiente.

JR/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos