Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Câmara de São Filipe celebra protocolo de cooperação com M_EIA nas áreas de educação e formação

São Filipe, 05 Ago (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Filipe celebra sexta-feira, 06 de Agosto, um protocolo de cooperação com o Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura do Mindelo (M_EIA), abrangendo as áreas de educação e formação.

A autarquia de São Filipe, cuja ambição maior é trazer o Ensino Superior para a região Fogo/Brava, refere, através de uma nota de imprensa, para justificar a celebração do protocolo, a sua responsabilidade de promover no município condições e oportunidades de desenvolvimento endógeno de seus munícipes, de forma a atingir-se níveis desejáveis de realização humana.

Por outro lado, destaca ainda que o conhecimento, a educação, a formação profissional e a investigação são pilares para se desenhar e realizar políticas de desenvolvimento local e sustentáveis.

O M_EIA, que no passado recente chegou a ministrar uma formação para um grupo de jovens da Associação Amigos de Um Berço Comum (ABC) de Patim sobre a metodologia de trabalhar a pedra, está presente na ilha do Fogo desde 2018, com a instalação de um gabinete para dar assistência técnica no domínio de arquitectura e de tecnologias de construção sustentável à população de Chã das Caldeiras, para além de acompanhar a equipa das ilhas Canárias, que elaborou o plano detalhado desta localidade.

O gabinete dá assistência técnica a alguma necessidade da população de Chã no que diz respeito a arquitectura e no sector tecnológico ligado à construção sustentável, assim como na execução dos projectos de arquitectura dos equipamentos sociais, como a escola básica, jardim-de-infância, centro de saúde, espaço desportivos, e tudo aquilo que é social e que está previsto no plano.

Outra missão do gabinete técnico do M_EIA foi a de estudar a forma de integrar os edifícios já construídos na paisagem e melhorá-los da melhor maneira.

JR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos