Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Câmara de São Filipe assinala Dia Mundial do Ambiente com fixação de plantas numa das ruas do centro histórico

São Filipe, 05 Jun (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Filipe assinalou hoje o Dia Mundial do Ambiente, cujo tema é “restauração dos ecossistemas”, com a fixação de nove plantas de palmeiras numa das ruas requalificadas do centro histórico da cidade.

O vereador do pelouro do Ambiente e Saneamento da autarquia de São Filipe, João José Canuto disse tratar-se de um “pequeno gesto”, mas de grande significado neste dia marcante para a área ambiental, sublinhando que o lema deste ano debruça-se sobre a conservação e preservação do meio ambiente no sentido de reverter a situação degradante que tem estado a impactar muito a vida terrestre.

Aquele autarca indicou que foram colocadas nove plantas de palmeiras na rua lateral da igreja matriz no centro histórico que está a ser requalificada neste momento, sublinhando que a autarquia está a trabalhar na fixação de plantas, rua a rua, para não descaracterizar a cidade em termos de plantas.

“A ideia é colocar em cada rua uma espécie de plantas para que a rua fique homogénea e com outro impacto visual” disse o vereador, indicando que hoje fez-se a plantação de nove palmeiras na rua que tinha antes duas plantas, mas que foram removidas no quadro das obras da requalificação.

A próxima rua a ser contemplada será a que sobe desde a praça das Bandeiras até junto do edifício dos Paços de Concelho que vai ter uma espécie de plantas diferentes, segundo o vereador, sublinhando que para o centro histórico não está definido o número de plantas a serem fixadas.

A câmara está a trabalhar com a empresa responsável pela requalificação do espaço, mas, em principio serão à volta de 500 plantas ornamentais a serem colocadas na cidade, além da colocação de vasos de flores para embelezar ainda mais a cidade.

Para o sector ambiental, o vereador admitiu que o principal problema continua a ser a deslocalização da lixeira a céu aberto que funciona a menos de 300 metros do hospital regional São Francisco de Assis, de uma unidade hoteleira e da área residencial, sublinhando que a autarquia está a trabalhar todo este processo.

“Esperamos submeter brevemente, e de novo, o projecto à Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANAS) depois da introdução de algumas melhorias recomendadas”, disse João José Canuto, esperando que a ANAS dê o seu aval para a deslocalização da lixeira, brevemente, para um dos espaços identificados como área para construção do aterro sanitário.

Quanto à possível requalificação da parte baixa do ‘Presídio’ este indicou que se trata ainda de ideia, mas destacou que a câmara municipal está a tentar implementar esta e outras ideias para a comemoração do centenário da elevação de São Filipe à categoria de Cidade (12 de Julho 2022) de modo a ter uma cidade diferente, tanto a nível ambiental como económico e dar novo “input” para a economia local.

A plantação de árvores para assinalar o Dia Mundial do Ambiente contou com a presença do presidente da autarquia, Nuías Silva.

Por sua vez o Projecto de Apoio ao Micro-empreendedorismo Feminino, Ambientalmente Sustentável no âmbito do turismo rural, visando a resiliência das famílias de sectores vulneráveis, implementado através da parceria entre a Organização Não-Governamental (ONG) Italiana Persone Come Noi e a Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) assinala o Dia Mundial de Ambiente com uma campanha de limpeza nas zonas altas dos Mosteiros.

O responsável local do projecto, José Araújo, disse que na sequência das actividades programadas o projecto, que trabalha com as comunidades situadas na área de amortecimento do Parque Natural do Fogo (PNF) efectuou recentemente uma campanha de sensibilização sobre preservação do ambiente nas zonas altas dos Mosteiros cobrindo as localidades de Cutelo Alto, Pai António, Ribeira do Ilhéu e Atalaia.

Segundo o mesmo, hoje o projecto promoveu a campanha de limpeza na zona de Cutelo Alto e Pai António e no domingo vai estar concentrado nas zonas de Ribeira do Ilhéu e Atalaia, em parceria com as associações e outros parceiros.

JR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos