Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Câmara de Santa Catarina prepara lançamento do concurso para projecto no sector da pesca

São Filipe, 05 Jan (Inforpress) – A Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo está a ultimar os preparativos para o lançamento do concurso para selecção de empresas para implementar um projecto no sector da pesca, orçado em 22 mil contos.

O presidente da câmara de Santa Catarina, Alberto Nunes, avançou à Inforpress que o projecto consiste na reabilitação da estrada que liga Monte Vermelho ao porto de desembarque de pescado de Alcatraz, a melhoria da escada e do farol.

O mesmo conta com o financiamento das Nações Unidas, através do Fundo de Descentralização, e da câmara que entrou com pouco mais de quatro mil contos.

Igualmente contempla a construção de casa dos pescadores com espaços públicos e de lazer, abrigo de botes, num total de 16, assim como aquisição de equipamentos como máquina de gelo e motores para apoiar os pescadores.

Além do projecto no sector da pesca, cujo concurso será lançado nos próximos dias, o autarca avançou que a equipa está a proceder à montagem de outros projectos nos sectores do turismo, agricultura e do empreendedorismo para ajudar os jovens a criar autoemprego.

Neste momento estão em fase de execução os projectos de reabilitação da estrada que liga a cidade de Cova Figueira a Casinha, no litoral, e a requalificação urbana da cidade de Cova Figueira.

Alberto Nunes disse ainda que o plano de actividades e o orçamento para o ano económico de 2021 foram adoptados pela equipa camarária e será submetido à sessão da Assembleia Municipal, agendada para o dia 12 de Janeiro para aprovação.

Além dos instrumentos de gestão para 2021 na sessão do dia 12 a assembleia vai analisar e aprovar a proposta de profissionalização dos vereadores e o novo quadro do pessoal.

O orçamento para 2021 da câmara de Santa Catarina do Fogo ronda os cerca de 264 mil contos, representando uma redução na ordem dos 15,7 por cento (%) em relação ao ano de 2020, isto tendo em conta a situação actual e a previsão de arrecadação de receitas a nível local, mas também junto do Estado e dos parceiros da autarquia de Santa Catarina.

Do total do orçamento, perto de 70%, pouco mais de 184 mil contos destinam-se ao investimento e os restantes 30%, pouco mais de 79 mil contos, para o funcionamento.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos