Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Câmara assinala acto de consignação da obra de demolição do Estádio 5 de Julho

São Filipe, 08 Jan (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Filipe marca na segunda-feira, 10, com a empresa vencedora do concurso público, o acto de consignação da obra de demolição da parte exterior do Estádio 5 de Julho.

Onze empresas locais e pequenos empreiteiros foram convidados pela Câmara Municipal de São Filipe a apresentarem propostas para as obras de demolição do Estádio 5 de Julho e o processo só não se iniciou em Dezembro, como inicialmente previsto, devido a reclamação de uma das empresas concorrentes.

As obras de construção/reabilitação do Estádio 5 de Julho, para além de arranjos exteriores, visam dotar o município de um estádio moderno, capaz de receber competições nacionais e internacionais, e está desenhada em três lotes.

O primeiro consiste na substituição da relva com a colocação de uma nova, fornecimento de balizas, bancos de suplentes e de quarto árbitro e, possivelmente, o sistema de drenagem das águas, cujo materiais e equipamentos encontram-se na ilha, é da responsabilidade da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), financiadas pela FIFA no montante de cerca de 40 mil contos.

O segundo, que vai iniciar agora em Janeiro, consiste na demolição de parte dos muros do estádio, através de empresas locais, e o terceiro a construção/reabilitação.

Além de marcar o acto de consignação, a câmara, através da sua página nas redes sociais, anuncia o lançamento de um concurso público nacional para selecção de uma empresa para a construção/reabilitação dessa infra-estrutura desportiva.

As empresas interessadas devem apresentar as suas propostas até o dia 24 de Janeiro, estando a acto público da abertura das mesmas agendado para o primeiro dia útil a seguir ao da data da entrega das propostas.

Até ao prazo final de apresentação das propostas as empresas concorrentes poderão efectuar visita técnica obrigatória ao local da obra para inspeccionar os locais e realizar nestes os reconhecimentos que entenderem indispensáveis à elaboração das suas propostas, sendo que o valor de base de empreitada não pode ultrapassar os 120 mil contos.

No global, incluindo a parte financeira suportada pela FIFA, no valor de pouco mais de 40 mil contos, este projecto representa um investimento que ronda os 160 mil contos. Para a parte de transformação física do espaço a autarquia prevê um valor de 120 mil contos, tendo já mobilizado pouco mais de 50 por cento (%), 70 mil contos, faltando a parte restante que espera conseguir junto do Governo.

O projecto de transformação e remodelação do Estádio 5 de Julho deverá ser executado num período de um ano e com a melhoria de espaço para a prática do futebol espera-se a elevação da competição desportiva e da qualidade de saúde das populações, assim como a massificação da prática do desporto no concelho, promoção da competitividade e criação de condições para receber grandes competições nacionais e internacionais.

No sector do desporto, para o ano económico de 2022, a autarquia de São Filipe inscreveu no seu orçamento perto de 100 mil contos para implementação de um conjunto de infra-estrutura.

A câmara inscreveu no seu orçamento 55 mil contos para o projecto, modernização e construção de infra-estruturas desportivas, nomeadamente pavilhão e placas desportivas, visando a melhoria de espaço para a prática do desporto e outras modalidades desportivas de modo a contribuir para a elevação da competição desportiva e da qualidade de saúde.

Para a construção da piscina municipal está orçamentado um valor de 13 mil contos, para a conclusão do Ecopark de Santa Luzia oito mil contos, para aquisição de terreno e projecto para construção de um campo de futebol entre Forno/Luzia Nunes/Patim (zona sul), dois mil e quinhentos contos, e para o projecto de remodelação e arrelvamento do campo de Ponta Verde (zona norte) uma verba de 12 mil contos.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos