Fogo: Alunos do EBI originários de Chã das Caldeiras regressam à localidade para reencontro cerca de dois anos e meio depois de separação

 

São Filipe, 01 Jun (Inforpress) – Mais de uma centena de crianças originárias de Chã das Caldeiras que frequentam o Ensino Básico Integrado (EBI) em Monte Grande, Achada Furna e Fonte Aleixo-sul, regressaram à localidade para festejar o Dia Internacional da Criança, 01 de Junho.

Augusto Fernandes de Pina “Madueno”, gestor do pólo de Achada Furna, disse que a ideia de assinalar o 01 de Junho em Chã das Caldeiras visa proporcionar o “reencontro” das muitas crianças que há dois anos e meio, desde a erupção vulcânica, não tinham avistado, mas também “matar saudades” entre elas e com a própria localidade de Chã das Caldeiras.

O responsável adiantou que inicialmente pretendia juntar as crianças de Chã das Caldeiras que estudam no município dos Mosteiros, mas que tal não foi possível e por isso vão estar na Caldeira, no primeiro dia de Junho, as crianças que estudam em Monte Grande (37), Achada Furna (52) e Fonte Aleixo-sul (15).

Segundo a programação, as crianças partem das suas localidades a partir das 06:00 horas, estando prevista na Caldeira uma espécie de alvorada ao Monte Amarelo (Portela), seguido de uma marcha organizada deste povoado até Bangaeira, pequeno historial sobre o Dia Internacional das Crianças, seguido de um lanche convívio.

Consta ainda do programa um conjunto de actividades recreativas relacionadas com a data, musical infantil, bem como um almoço convívio entre os alunos originários de Chã das Caldeiras que frequentam estabelecimento de ensino em várias localidades.

O transporte das crianças é assegurada por alguns moradores de Chã das Caldeiras e alguns operadores na área de transporte das localidades de Achada Furna e Fonte Aleixo-sul, enquanto o almoço e lanche são garantido pela adega cooperativa Chã, Casa Marisa e unidade turística de Alcindo, assim como os pais e encarregados de educação e a população de Chã das Caldeiras residente na caldeira ou não.

Além desta iniciativa, em vários pontos da ilha, é celebrado o Dia Internacional de Crianças com actividades desportivas, recreativas e convívios, sobretudo nas escolas do Ensino Básico Integrado dos três municípios da ilha do Fogo.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
[wd_asp elements='search' ratio='100%' id=2]
    • Categorias

  • Galeria de Fotos