Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Acidente de Achada Furna provoca três mortos e nove feridos sendo cinco em estado grave (Actualizada)(c/áudio)

São Filipe, 18 Mar (Inforpress) – Um acidente de viação ocorrido por volta das 13:30 de hoje na localidade de Achada Furna, no município de Santa Catarina do Fogo, provocou três mortos e nove feridos, cinco dos quais em estado grave.

Os pacientes deram entrada por volta das 14:00 no Serviço de Urgência do Hospital São Francisco de Assis, em São Filipe, e foram assistidos pelos vários profissionais de saúde que se mobilizaram rapidamente para esta situação.

Segundo o director do hospital, Evandro Monteiro, ao todo deram entrada no serviço de urgência 12 pacientes na sequência do “grave acidente”, sendo três já sem vida (duas mulheres e um homem) que morreram no local do acidente e nove feridos.

Dos feridos, um foi submetido de urgência a uma intervenção cirúrgica com traumatismo abdominal e “perda de sangue importante” a nível da cavidade abdominal, além de outras lesões, disse o director.

Por volta das 17:00 o paciente estava sem ventilação assistida, mas ainda continua a precisar de cuidados e numa “situação ainda critica” com todos danos associados.

Duas mulheres, segundo o médico, sendo uma com traumatismo crânio-encefálico e fractura cerebral, encontram-se em coma, mas com alguma resposta, apesar de continuar numa situação de instabilidade. A outra mulher, também com traumatismo crânio-encefálico, tem fractura de fémur direito, com sintomas importantes e desorientação associado à alguma contusão cerebral.

Além destas situações mais graves, o director do hospital indicou ainda que está na sala de observação um jovem com traumatismo crânio-encefálico e com suspeita de fractura, ou pelo menos, uma fissura da coluna cervical.

Neste momento, o paciente está consciente, mas dada a suspeição radiológica deverá ser transferido, possivelmente na sexta-feira, para o Hospital Agostinho Neto, na Praia, para ulteriores estudos, nomeadamente ressonância magnética ou TAC.

Evandro Monteiro indicou ainda que uma jovem com uma pequena fractura do osso nasal, associado ao traumatismo crânio-encefálico e com lesão do globo ocular, encontra-se estável do ponto de vista hemodinâmica, mas precisa, à semelhança dos outros, ser seguida e é necessário mais tempo para fazer toda a avaliação.

Além destes cinco acidentados graves, estão mais quatro pessoas no serviço de urgência do hospital regional, todos estáveis e com fracturas de membros, alguns dos quais devem ser transferidos para o hospital central da Praia, porque, segundo o director, são fracturas importantes, indicando que há um outro acidentado com traumatismo crânio-encefálico e lesão do globo ocular que está com alguma estabilidade.

“No total são nove pessoas, dois homens e sete mulheres, sendo três graves e com instabilidade hemodinâmica (…), duas graves com instabilidade e quatro estáveis neste momento”, disse Evandro Monteiro, apontando que quatro devem ser transferidos para a Cidade da Praia, sendo um homem e três mulheres.

Com relação aos mortos, o médico indicou que a causa está relacionada com traumatismo crânio-encefálico massivo além de outros factores intervenientes.

O acidente envolveu uma carrinha de caixa da igreja Nova Apostólica que fazia o trajecto Cabeça Fundão em direcção à cidade de Cova Figueira, transportando pessoas que participavam de um cortejo fúnebre.

A causa do acidente ainda não foi avançada pela Policia Nacional, mas dado o local é provável que falha mecânica poderá estar na sua origem.

O acidente acontece numa curva à entrada de Achada Furna para quem desce de Chã das Caldeiras, perto de um reservatório e com um espelho de captação de água.

A viatura ficou totalmente destruída.

JR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos