Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: Acções para melhoria do cais de pesca do porto de Vale dos Cavaleiros apresentadas na próxima semana – ASDE

São Filipe, 05 Abr (Inforpress) – O projecto “Melhoria da actividade e de vida dos pescadores do Fogo e da Brava” apresenta, na próxima semana, na ilha do Fogo, as acções previstas para a melhoria do cais de pesca do porto de Vale dos Cavaleiros.

Segundo uma nota de imprensa da Associação Solidariedade e Desenvolvimento (ASDE), promotora do projecto, as acções do mesmo para o município de São Filipe serão socializadas no dia 12 de Abril no auditório Padre Pio Gottin na presença das autoridades municipais e de pescadores da área da cidade de São Filipe.

Há uma semana, o presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Jorge Nogueira, que co-financia o projecto juntamente com a Associação de Solidariedade para o Desenvolvimento, fez saber que o projecto só não começou ainda devido à ausência do seu promotor, padre Ottavio Fasano.

Sublinhou que o projecto consiste na construção de um edifício multifuncional com espaços para guardar os instrumentos, espaço onde podem dormir, casa de banho, roldana para ajudar a arrastar as embarcações de pescas e “casinholas” do tipo construído em Salinas, deve iniciar nos próximos dias.

O projecto de “Melhoria da actividade e de vida dos pescadores do Fogo e da Brava” foi socializado no ano passado em Itália pelo seu promotor que com a sua implementação pretende fazer com que os pescadores mudem a forma de pescar de há mais de 50 anos.

Numa entrevista concedida na altura à Inforpress, o padre Ottavio Fasano, afirmara que “é necessário dar dignidade ao trabalho dos pescadores, à sua pessoa e da sua família”, o que passará pela aquisição de uma máquina (espécie de roldana” que ajuda os pescadores a retirarem as suas embarcações de boca aberta (botes) do mar no porto de desembarque de pescado.

O sonho do promotor do projecto é ajudar os pescadores a viverem melhor e a providenciar um trabalho para o futuro, tendo dialogado com as câmaras da região na perspectiva de promover construção de barcos de maior dimensão, de 8 a 10 metros, e constituir grupos de pescadores para trabalhar de forma mais segura e com capacidade de irem mais além do que as embarcações de boca aberta utilizadas actualmente pelos pescadores das duas ilhas.

O projecto “Melhoria da actividade e de vida dos pescadores do Fogo e da Brava” foi reconhecido pela Academia Nacional de Lincei, em Roma, a mais antiga academia cultural de Itália, como de alto valor humano e de desenvolvimento.

Na sessão da próxima semana apenas serão apresentadas as acções do projecto destinado à melhoria do cais de pesca do porto de Vale dos Cavaleiros (São Filipe), enquanto a apresentação das acções para os outros municípios do Fogo (Santa Catarina e Mosteiros) e para Brava devem acontecer posteriormente, segundo a nota de imprensa da ASDE.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos