Fogo: Abraão Vicente efectua primeira visita à ilha na qualidade de ministro do Mar

São Filipe, 06 Mai (Inforpress) – O ministro do Mar, Abraão Vicente, efectua, a partir de domingo, 08 de Maio, a sua primeira visita às comunidades piscatórias da ilha do Fogo na qualidade de titular da pasta do Mar.

Durante três dias, o governante manterá encontros com os presidentes das câmaras municipais, com a associação de pescadores e peixeiras, e visitará algumas infra-estruturas de apoio à pesca.

Esta deslocação, enquadra-se no rol de visitas que Abraão Vicente vem efectuando a todas as ilhas e municípios para conhecer, no terreno, a situação e desafios dos sectores ligados ao mar.

O primeiro dia da visita é dedicado ao município de São Filipe, onde Abraão Vicente tem agendada uma deslocação ao arrastadouro e unidade de transformação de Salinas e São Jorge, respectivamente, antiga infra-estrutura de gelo (ex-depa), a infra-estruturas de pesca da praia de Nossa Senhora da Encarnação que foi concessionado pela câmara municipal a um privado que vai transformá-la numa unidade turística.

Ainda em São Filipe, Abraão Vicente visitará o cais de pesca do porto de Vale dos Cavaleiros e a casa dos pescadores, seguido de um encontro com pescadores da Associação dos Pescadores e Peixeiras de São Filipe (Coopesca).

Já no segundo dia o ministro do Mar vai estar nos Mosteiros, onde além do encontro com a câmara municipal, efectua visita à estrada de acesso à Praia Cais, às obras de construção de cacifos, casa do pescador e orla marítima e encontro com pescadores do município de Mosteiros.

No município de Santa Catarina do Fogo, o titular da pasta do Mar tem agendada uma deslocação ao porto de desembarque de pescado de Alcatraz onde está em curso a construção da casa de pescadores financiada pela Cooperação Luxemburguesa e encontros em separado com a câmara municipal e com pescadores.

O titular da pasta do Mar, faz-se acompanhar do director nacional das Pesca e Aquacultura, Albertino Martins, da inspectora-geral das Pescas, Maysa Rocheteau, da delegada do Ministério do Mar para a região sul e pela técnica da Direcção Nacional das Pesca e Aquacultura, Iolanda Brites.

JR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos