Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: A vantagem de vacinação na prevenção da doença é de longe superior aos pequenos incómodos – PR

São Filipe, 06 Set (Inforpress) – O Presidente da Republica que está de visita à ilha do Fogo para se inteirar da situação económica e sanitária, disse hoje que as vantagens da vacinação são superiores aos “pequenos e eventuais” incómodos que possam surgir.

Depois de visitar a delegacia de Saúde de São Filipe, que cobre também Santa Catarina do Fogo, e um dos postos de vacinação e ter ouvido a delegada de Saúde Joana Alves a manifestar a preocupação com resistência de pessoas em tomar a segunda dose da vacina contra covid-19, Jorge Carlos Fonseca, apelou mais uma vez para que as pessoas se vacinem, lembrando que não tem custos nenhuns.

“A vacina só traz vantagens do ponto de vista da prevenção da doença, e as pessoas que já tomaram a primeira dose têm de tomar a segunda, para completar a vacinação, mesmo que tenha pequenos incómodos”, disse o PR, sublinhando que o que se ganha com a vacinação completa é de longe superior a pequenos e eventuais incómodos, e que são raros, para a prevenção e combate a doença.

Os dados da vacinação apresentados pela delegada de Saúde apontam que no município de São Filipe, 84 por cento (%) da população elegível (12.616) correspondendo a 10.510 pessoas já receberam a primeira dose da vacina e que 25%, correspondente a 3.056 pessoas estão vacinadas com as duas doses.

No município de Santa Catarina do Fogo, as pessoas vacinadas com a primeira dose ascendem neste momento a 74% (2.252 pessoas) e 16% (515) com as duas doses e nos Mosteiros, cujo processo está mais atrasado 60% da população elegível para a vacina já receberam a primeira dose.

A delegacia de Saúde de São Filipe tem agora como meta chegar a 90% de pessoas com a primeira dose até a próxima sexta-feira, 10 de Setembro, e a 100% até meados de Outubro, a nível do município de São Filipe, enquanto com a segunda dose manifestou-se preocupada com alguma resistência de pessoas.

Em termos de casos activos da covid-19, neste momento, o município de São Filipe contabiliza quatro casos, Santa Catarina do Fogo, seis, e Mosteiros dois casos.

JR/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos