Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fogo: A criação de municípios em Cabo Verde foi um factor que potenciou o desenvolvimento do país – PR

São Filipe, 07 Set (Inforpress) – O Presidente da República defendeu hoje, na ilha do Fogo, que a criação de municípios, particularmente em Cabo Verde, potenciou a dinâmica da democracia e da participação das pessoas no processo de desenvolvimento do país.

Este posicionamento foi defendido por Jorge Carlos Fonseca, ao visitar o município de Santa Catarina do Fogo cuja criação, em seu entender, foi uma aposta ganha.

“Neste momento, com as potencialidades que Santa Catarina do Fogo tem na agricultura e no turismo (Parque Natural e Chã das Caldeiras) tem as condições para potenciar o progresso económico e social e tudo aquilo que tem de próprio”, disse Jorge Carlos Fonseca.

O município de Santa Catarina, apesar de ser pequeno, está a demonstrar que a importância e relevância dos municípios não dependem da sua dimensão física, referiu o Chefe de Estado que apontou como exemplo o facto das pessoas do município poderem resolver os seus problemas sem terem de se deslocar a outros pontos da ilha.

Na cidade de Cova Figueira, o PR visitou o edifício onde funciona a Casa do Cidadão com um conjunto de instituições, nomeadamente bancária, de INPS, Pro-empresa, Correios e outros, o que significa, segundo o mesmo, que as pessoas de Santa Catarina do Fogo, para tratarem de questões que são de competências dessas instituições, não têm de se deslocar a São Filipe, criando uma espécie de identidade própria.

Do ponto de vista da educação, Jorge Carlos Fonseca destacou as infra-estruturas como jardins infantis e escolas, sublinhando que entende o discurso do presidente da autarquia em dar prioridade à educação, que no seu entender “é uma opção inteligente” apostar na educação, qualificação dos quadros e construção e equipamentos e infra-estruturas educativas por ser um bom começo para um município que está a progredir e que tem um longo caminho por percorrer.

Jorge Carlos Fonseca, que efectua a sua quarta visita ao município de Santa Catarina do Fogo, o segundo nos mandatos de Alberto Nunes, disse ter notado diferenças pela positiva e que há uma nova vida, quer em Chã das Caldeiras como noutros povoados, destacando ainda a estrada de acesso a Chã das Caldeiras, a requalificação urbana de Cova Figueira, novas infra-estruturas educativas, entre outros.

Com relação à solicitação do presidente da câmara municipal no sentido de exercer influência junto do Governo para resolver alguns problemas, Jorge Carlos Fonseca disse que “é usual nas suas visitas” e que há sempre este pedido, salientando que as pessoas conhecem o sistema do Governo e pedem o exercício da influência.

JR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos