Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fisioterapia: Associação quer Ordem para melhor regulamentar a classe

Cidade da Praia, 08 Set (Inforpress) – A presidente da Associação dos Fisioterapeutas de Cabo Verde (AFCV) disse hoje que a criação da Ordem é um dos maiores desígnios do grupo criado em 2017 e que aspira, com este estatuto, regulamentar melhor a classe.

“O objectivo máximo da associação é a criação da Ordem dos Fisioterapêuticas, mas como ainda não conseguimos, pois tal depende de políticas criadas a nível do Governo, não avançamos muito neste propósito que visa regulamentar melhor a classe”, disse Dalva Correia, em declarações à Inforpress, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Fisioterapia que se assinala esta quarta-feira, 08.

Mas, conforme Dalva Correia, o facto de a associação não ter conseguido esse desígnio não fez com que a classe parasse, pelo contrário, afirma que todos têm dado o máximo para ajudar os associados e divulgar a fisioterapia em Cabo Verde.

Realçou ainda que na divulgação de informações sobre fisioterapia, a associação tem procurado esclarecer quem é ou não fisioterapeuta,, visto que no País, destacou, têm surgido pessoas que não têm esta formação, mas que se encontravam inscritas no Ministério da Saúde como fisioterapeutas.

“Neste sentido, temos organizado melhor para podermos distinguir quem é ou não fisioterapeuta. Aliás, depois que a inscrição passou a ser feita no ERIS, muita coisa mudou”, asseverou, adiantando que o registo profissional é essencial para se distinguir quem é quem.

No país, segundo disse, existem 200 fisioterapeutas, mas apenas um terço está inscrito na associação.

A data que se assinala este ano sob o lema “Reabilitação e Covid Longa”, isto tendo em consideração as pessoas que estiveram internadas com Covid-19 aguda e as que recuperam em casa e que podem ter sintoma prolongadas ou desenvolver Covid Longa.

Neste âmbito, sublinhou que a importância do retorno da função respiratória e motora do paciente é primordial, pelo que o fisioterapeuta pode ajudar no controlo do ritmo e da monitorização da frequência cardíaca.

Este ano, a AFCV vai celebrar a data no dia 11, em São Domingos, numa parceria com a Câmara Municipal local.

O Dia Mundial da Fisioterapia é celebrado anualmente, desde 1996, no dia 8 de Setembro, que corresponde à data da fundação da World Confederation of Physical Therapy (WCPT), no ano de 1951.

A data assinala a união e a solidariedade da comunidade global de fisioterapia e é uma excelente oportunidade para os fisioterapeutas demonstrarem o valor da profissão na manutenção e/ou melhoria da mobilidade e independência funcional.

O profissional da Fisioterapia tem como objecto de estudo o movimento humano. É ele quem avalia, previne e trata os distúrbios da cinesia humana, sejam decorrentes de alterações de órgãos e sistemas ou com repercussões psíquicas e orgânicas.

PC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos