Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Finlândia quer desenvolver cooperação com Cabo Verde nas áreas de energias limpas, indústria e economia verde

Cidade da Praia, 10 Nov (Inforpress) – A Finlândia quer desenvolver a cooperação com Cabo Verde nas áreas das energias limpas, indústria verde e economia verde, revelou hoje a nova embaixadora acreditada em Cabo Verde, SatuSuikkari-Kleven.

A diplomata finlandesa que falava aos jornalistas depois de ter apresentado ao Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, as cartas que a credenciam como representante da Finlândia na Cidade da Praia, disse que tanto da parte cabo-verdiana como da finlandesa há o interesse comum em reforçar as relações.

“Penso que ambos partilhamos a mesma ideia, a de reforçar as excelentes relações de cooperação entre os dois países e falamos sobre as possíveis áreas de cooperação.

“Com certeza partilhamos os mesmos objectivos a nível do fórum multilateral das Nações Unidas como as alterações climáticas”, disse.

SatuSuikkari-Kleven, que terá residência em Lisboa, Portugal, adiantou que uma das suas primeiras tarefas como embaixadora será procurar identificar as possíveis áreas onde poderá haver interesse para a partilha de experiências.

“Penso que a primeira coisa que temos que fazer, é, realmente identificar quais são as áreas que Cabo Verde gostaria ou quer desenvolver. Por exemplo a indústria, saber onde queremos focar. Temos a indústria verde, a economia verde e podemos ver juntos onde poderão haver áreas que podemos convidar as empresas dos dois países para parcerias”, disse.

A nova embaixadora falou ainda da protecção do ambiente marítimo, das energias limpas e outras questões relacionadas às alterações climáticas, da economia de circulação e do turismo como sendo “muito importantes”.

SatuSuikkari-Kleven declarou que Finlândia esta “contente” por ter um “excelente” Consulado Honorário em CV que pode ajudar a manter e desenvolver a cooperação entre dois países e a parceria especial entre Cabo Verde e a União Europeia para mostrar a proximidade das relações entre os dois países.

MJB/HF

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos