Financiamento do Terrorismo agendado para debate na reunião da IDC na ilha do Sal (c/áudio)

Cidade da Praia, 30 Out (Inforpress) – Questões relacionadas com o combate e financiamento do terrorismo deverão marcar a agenda dos trabalhos da reunião da Internacional Democrática  do Centro (IDC), marcada para os dias 26 e 27 de Novembro deste ano, na ilha do Sal.

Segundo informações avançadas por Miguel Monteiro, secretário-geral do Movimento para a Democracia (MpD), membro da IDC, e anfitrião do encontro, no evento serão discutidos assuntos internos, mas há também espaços para debater temas importantes de interesse internacional, entre os quais a questão do terrorismo.

Miguel Monteiro destaca a pertinência desse tema, salientando que Cabo Verde é também um país que está a apoiar o combate ao terrorismo.

“Cabo Verde tem neste momento o prazer de acolher a reunião da IDC e falar de um problema como seja o terrorismo, naturalmente que é importante para nós porque somos um país que está a apoiar o combate desse flagelo e estamos cientes dessa preocupação, assim como outros”, disse adiantando que “Cabo Verde é basicamente um tampão nesta questão de financiamento do terrorismo”, sustentou.

O porta-voz do MpD salientou que todos sabem que há muita rota ligada à droga que passa pelo atlântico pelo que considera que, naturalmente, Cabo Verde tem o seu papel a desempenhar nesta questão.

Neste sentido, sublinhou que ao acolher a reunião do IDC, tendo o tema do terrorismo na agenda, Cabo Verde está a dar um sinal claro de que o país está na linha da frente no combate ao terrorismo.

Para a reunião do Sal confirmaram já a presença os partidos políticos de Argélia, Angola, Alemanha, Brasil, Cabo Verde Cambodja, Chile, Colômbia, Cuba, Hungria, Líbano, Peru, Portugal, São Tomé e Príncipe, Eslovénia, Espanha, Arménia, Azerbeijão, Geórgia, Guiné Bissau, Guiné Conakri, Malawi, Marrocos, Roménia, Senegal Ucrânia e Venezuela.

No primeiro dia do encontro será realizado a reunião do Comité Executivo e nesse mesmo dia à tarde será levado a cabo o debate à volta do tema terrorismo.

No dia 27 acontece a reunião da IDC África com os partidos políticos para apresentação do recém-criado grupo dos deputados Pan-africanos dos partidos políticos filados na Internacional Democrática do Centro (IDC), cuja assembleia constitutiva teve lugar no dia 27 de Outubro, em Ruanda e que é presidido pelo MpD.

A IDC foi fundada em 1961 e congrega mais de 80 partidos de centro- direita de todo o mundo.

MJB/FP

Inforpress/fim

 

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos