Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Filomena Fortes eleita vice-presidente da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais Francófonos

Cidade da Praia, 18 Nov. (Inforpress) – A presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), Filomena Fortes, foi eleita, hoje, ao cargo do vice-presidente da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais Francófonos (AFCNO), em eleições realizadas à distância, durante a Assembleia-geral electiva da organização.

Com esta eleição, a AFCNO passa a ser gerida por um novo corpo diretivo liderado pelo presidente do Comité Olímpico do Gabão, Djermah Abakar, passando Filomena Fortes, do Comité Olímpico Cabo-verdiano, a vice-presidente, enquanto Mariem Tall Kane, do Comité Olímpico da Mauritânia, foi eleita a segunda vice-presidente.

De acordo com informações avançadas à imprensa pelo COC, Jean-Pierre Siutat, do Comité Olímpico Francês fica com a pasta do secretário-geral e André Aboughe do Comité Olímpico do Gabão como tesoureiro.

Estas eleições, explica a nota do COC, são realizadas por candidatura a postos e Filomena Fortes foi a mais votada na categoria de vice-presidente com três candidatos para apenas dois lugares.

Logo na primeira volta, Fortes obteve 22 votos não necessitando de ir a uma segunda ronda para a escolha do segundo candidato que recaiu na Mariem Tall Kane, vice-presidente do Comité Olímpico da Mauritânia.

Com mais esta eleição, Filomena Fortes acaba assim por acumular mais uma posição a nível do Movimento Olímpico Internacional, pondo cada vez mais o nome de Cabo Verde na esfera internacional.

Fundada em 2010, em Paris, onde se situa a sua sede, a Associação dos Comités Olímpicos Nacionais Francófonos conta actualmente com 47 países membros.

A organização, que tem cooperado com o Comité Olímpico Cabo-verdiano desde a sua criação, já formou treinadores cabo-verdianos como Lúcio Antunes e tem enviado anualmente voluntários para trabalhar nos projetos do Comité Olímpico em Cabo Verde.

SR/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos