Filme “O Poeta da Ilha” exibido sexta-feira na Praia

Cidade da Praia, 13 Jul (Inforpress)-  O Palácio da Cultura Ildo Lobo é palco sexta-feira da estreia, na Cidade da Praia, do filme “O Poeta da Ilha”, dedicado a todos os cabo-verdianos que passaram à clandestinidade para luta da libertação nacional.

O filme, do realizador moçambicano, Júlio Silva, foi exibido pela primeira vez em Cabo-Verde, na ilha do Sal, em finais de Junho, depois do Luxemburgo onde foi premiado.

Na ocasião, o realizador que também é músico e escritor, manifestou a sua satisfação pela aceitação, afirmando que se trata de um “filme especial” porque tem a ver com a ditadura colonial, ou seja, baseia-se na história dos cabo-verdianos que lutaram na clandestinidade para que Cabo Verde fosse hoje um país livre e independente.

Segundo uma publicação do Palácio da Cultura Ildo Lobo, “O Poeta da Ilha” é um filme de ficção baseado em factos reais, que lembra a repressão da polícia política prendendo milhares de pessoas, sendo muitas delas torturadas ou mortas.

Além da ilha do Sal, a longa metragem de 85 minutos, gravada nas ilhas de São Vicente, Santo Antão e em Portugal, já foi exibida em São Vicente e Porto Novo, em Santo Antão.

ET/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos