Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Festa de Santo António: Presidente da câmara de Santa Catarina pede respeito pelas regras sanitárias (c/áudio)

Assomada, 08 Jun (Inforpress) – A presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina pediu aos grupos da tabanca desse município do interior de Santiago que sigam as indicações e as regras sanitárias, como o uso de máscara e o distanciamento social.

Jassira Monteiro falava em entrevista à Inforpress, a propósito das festividades de Santo António comemorado no próximo dia 13 de Junho, nas localidades de Charco, Achada Leite e em Palha Carga dos Engenhos, pelos respectivos grupos da tabanca.

“Nós não vamos promover nenhum desfile [da tabanca] nesses dias. Temos informações que alguns grupos pretendem organizar algum desfile e celebrar o santo padroeiro, mas a indicação que damos em parceria com a Delegacia de Saúde é para respeitarem as normas e que caso vieram a celebrar que seja dentro das recomendações sanitárias”, declarou a autarca.

Entretanto, conforme informações dos grupos da tabanca de Charco, Achada Leite e de Lém Cabral em Palha Carga dos Engenhos, a festa de Santo António, este ano, mais uma vez por causa da pandemia de covid-19, vai ser marcada apenas com actividades religiosas e culturais (ladainhas), mas dentro das próprias comunidades.

Nesse sentido, no dia 12, a ladainha a ser cantada em honra a Santo António e no dia 13, dia do orago local, os três grupos comprometem-se a cumprir com as recomendações sanitárias, mormente distanciamento social e uso obrigatório de máscara.

Este ano, os grupos de Charco e Achada Leite, vão reunir-se na última localidade para uma missa aprazada para as 11:00 e em Palha Carga, a celebração eucarística está aprazada para as 15:00.

Depois da missa haverá o tradicional “almoço popular”, mas dentro das regras sanitárias, asseguraram os grupos dessa manifestação cultural, que é património cultural imaterial nacional.

Em Santiago Norte, a festa de Santo António também é celebrada anualmente com uma missa na localidade de Ribeireta, em São Miguel, e na cidade de João Teves, em São Lourenço dos Órgãos, mas sem este género musical e manifestação cultural de Cabo Verde.

Tendo em conta que se está na situação de calamidade, à semelhança das outras festas de romaria, conforme informações avançadas, a Polícia Nacional vai estar no terreno para fazer cumprir a lei e as recomendações sanitárias.

FM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos