Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

“Ferro Gaita” celebra 25 anos de carreira com espectáculo on-line e presencial

Cidade da Praia, 17 Set (Inforpress) – O conjunto musical Ferro Gaita celebra este ano os seus 25 anos de carreira, levando a música tradicional de Cabo Verde para diversas partes do mundo.

Para assinalar o seu aniversário, este sábado, oferece ao público um espetáculo on-line na sua página do Facebook e presencial, a partir do Auditório Nacional Jorge Barbosa.

O concerto vai contar com artistas como Romeu di Lurdes, Tikai, batucadeiras Tradison di Terra e Tabanca da Várzea.

Os “Ferro Gaita” iniciaram as suas actuações em bares e em concertos de rua e cedo chamaram a atenção das pessoas pelo “som quente e diferente” que apresentavam, tendo como corolário o convite para participar num dos maiores festivais de Cabo Verde, em Maio de 1997, o festival da Gambôa, na Praia, ilha de Santiago.

Em Junho de 1997, o grupo gravou em Rotterdam (Holanda) o seu primeiro CD “Fundu Baxu”, tendo como base o funaná.

Depois de dois anos a actuar em vários pontos do mundo e em Cabo Verde, em Setembro e Outubro de 1999, o grupo gravou em Brockton (EUA), o seu segundo CD “Rei di Tabanka”.

Nos anos seguintes, o grupo publica mais dois CD, em 2001 “Rei de Funana”, uma compilação de dez músicas dos dois primeiros CD e em 2003 “Bandera Liberdadi”.

Em Outubro de 2006, o “Ferro Gaita” gravou o CD/DVD ao vivo na Praia de nome “Ferro Gaita ao Vivo – Finkadu na Raiz”, como forma de comemorar o seu 10º aniversário, tendo o mesmo chegado ao mercado em Dezembro de 2006. Em 2015 lançaram o CD “Festa Fora”, uma compilação CD/DVD gravado ao vivo.

A banda nasceu em 1996, quando um grupo de amigos se juntou espontaneamente para tocar funaná.

Já pisou palcos um pouco por todo o mundo, além dos principais em Cabo Verde, Alemanha, Cuba, Senegal e Holanda, elevando a tradição, o património e a cultura do povo cabo-verdiano.

Ao longo do percurso, os Ferro Gaita tiveram a oportunidade de actuar ao lado de grandes artistas, Cesária Évora, Tito Paris, Ildo Lobo, entre muitos outros de renome.

Em 2007, o grupo foi distinguido pelo governo de Cabo Verde com a Medalha de Mérito Cultural da 1ª Classe e homenageado pelo ministro da Cultura de Cabo Verde.

Ao longo dos 25 anos, receberam várias condecorações em Cabo Verde, prémios musicais, entre os quais dois troféus CVMA.

AT/LC/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos