Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Fernando Elísio Freire abre Seminário Regional sobre “O futuro do Trabalho – A problemática do Emprego Jovem” (c/áudio)

Cidade da Praia, 06 (Inforpress) – O ministro dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, preside esta terça-feira à abertura do Seminário Regional sobre “O futuro do Trabalho – A problemática do Emprego Jovem” promovido pela AGEPC-CV.

Em conferência de imprensa hoje, a presidente da Associação de Gestores, Empresários e Profissionais Católicos de Cabo Verde (AGEPC-CV), Miluci dos Santos explicou que este encontro que terá a presença do Cardeal Dom Arlindo Furtado, acontece em parceria com a União Internacional Cristã de Gestores e Empresários Africanos (Uniapac – África), a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e com o Governo de Cabo Verde.

Segundo a responsável, trata-se de “um diálogo inter-religioso” que tem como objectivo proporcionar aos jovens das confissões religiosas da África um espaço de reflexão e de produção de propostas e recomendações para “melhores perspectivas futuras do trabalho”, além de “lançar as bases para um diálogo inter-religioso e institucional”.

Isto porque, explicou, para além dos jovens católicos, o evento vai contar também com a participação de associações e de jovens de outras confissões religiosas, tais como das Igrejas Nazarenas, Adventistas e Muçulmana, entre outros.

Os organizadores querem também conhecer as perspectivas das igrejas sobre o futuro do trabalho e o papel que podem desempenhar na identificação de políticas públicas de promoção do emprego e do empreendedorismo jovem e ainda identificar áreas de colaboração entre as igrejas e a OIT na promoção do emprego jovem na sub-região africana.

No final do encontro, acrescentou ainda Miluci Santos, será adotada a “Declaração de Praia” e constituída uma equipa de multiplicadores para a implementação e o seguimento das orientações saídas do seminário.

Também nesta terça-feira, 07, terá lugar na Cidade da Praia a reunião da assembleia –geral da Uniapac – África no auditório do Banco Africano de Investimento (BAI) durante a qual vai se avaliar o Plano de Acção 2018 e a situação das associações, apresentar relatórios das actividades das associações regionais e promover a adesão de novos membros.

Durante os trabalhos vai se eleger ainda o país anfitrião para a reunião sobre o Diálgo Inter-religioso” que acontece em Novembro de 2019 e eleger o próximo escritório executivo da Uniapac – África 2020/2023.

O evento terá a presença do presidente da Uniapac Internacional, Rolando Medeiros, do presidente da Uniapac – África, Vincent Max Bidi e presidentes das associações membros oriundos de 15 países africanos.

Conforme Miluci Santos, na quarta-feira, 08, a AGEPC-CV promove na Assembleia Nacional a conferência internacional” Negócios com uma nobre vocação”, em colaboração com a Uniapac – África, a Uniapac Internacional, o Governo de Cabo Verde.

“Esta conferência realiza-se na sequência do XVI Congresso Mundial do Unipac, realizado em Lisboa em Novembro do ano passado, na qual 500 líderes empreendedores de grandes e pequenos projectos, pensadores académicos, representantes da Igreja e da sociedade civil, da Europa, Ásia, Américas e África discutiram múltiplas formas de agregar valor e dar valor às empresas,” afirmou a presidente da AGEPC-CV adiantando que o encerramento desse encontro será presidido pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Miluci Santos, avançou ainda que, com esta iniciativa a AGEPC-CV pretende trazer especialistas internacionais ao país para partilhar experiências com vista “à mudança de atitudes” que possam levar à implementação de “um clima de negócios mais humanizado no país” e ainda “identificar mecanismos para incentivar a transformação das novas gerações de empresários”.

Nesse evento que terá a participação de cerca de 100 pessoa, serão desenvolvidos quatro painéis, designadamente “A ética cristã nos negócios e na vida profissional”, “O negócio como uma vocação nobre”, “As boas práticas de inclusão social nos negócios” e “Rumo ao emprego decente para jovens em África”.

“Ao visar empresários que contratam funcionários directamentre, Unipac pretende criar um impacto indirecto na geração de empregos decentes para jovens”, sustentou Miluci Santos, para quem a meta é atingir a cifra de dois mil empregadores em África com a ajuda de 16 associações empresariais da Unipac.

Para além dessas conferências, a AGEPC-CV realiza no dia 09 de Maio uma gala musical temática na Assembleia Nacional que dará destaque a quatro ritmos tradicionais como a Morna, candidata a património, o Batuco, a Coladeira e o Funaná.

CD/FP

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos