Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

FCF destaca importância das escolas desportivas na promoção e desenvolvimento do desporto

Cidade da Praia, 24 Mar (Inforpress) – O presidente da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), Mário Semedo, destacou hoje a importância das escolas desportivas na promoção e desenvolvimento do desporto em Cabo Verde.

Mário Semedo fez estas declarações quando falava aos jornalistas à margem da cerimónia de entrega de equipamentos desportivos à Associação Escola de Futebol Achada Grande Trás (EFAT), realizada esta quarta-feira, na Cidade da Praia.

Para este responsável, o futuro do futebol passa essencialmente pela aposta na formação, educação e organização das associações e escolas desportivas e dos seus integrantes, considerando a EFAT uma “escola organizada” com uma “visão integrada” do desporto na comunidade e que dá garantias de seriedade relativamente à sua gestão.

“Estamos satisfeitos de vir aqui, de testemunhar o apoio que foi dado, que foi muito bem aplicado. Para nós, é um motivo de satisfação porque também temos contas a prestar à FIFA que apoia a FCF na promoção do futebol em Cabo Verde”, manifestou.

Mário Semedo informou, por outro lado, que tendo em conta o contexto da pandemia da covid-19, a FCF já solicitou às associações regionais a disponibilização de listas de escolas de futebol existentes nas suas regiões, por forma a permitir a FCF apoiar com materiais desportivos e equipamentos.

Por seu turno, o presidente da direcção da EFAT, Edmilson Garcia, congratulou-se com a entrega dos materiais, ressaltando que irá ajudar a referida escola na retoma de actividades desportivas, que ficaram condicionadas com a covid-19.

“É com enorme satisfação que recebemos este apoio, como sabemos, material desportivo é sempre um desafio nos projectos do género, e nós, pelas nossas necessidades, o nosso rendimento ficou afectado com a covid-19, então apelamos a federação que prontamente respondeu ao nosso pedido financiando com a entrega desses materiais”, declarou.

A EFAT, prosseguiu, no quadro do seu plano de retoma desportivas seleccionou os materiais prioritários como bolas, caneleiras, bolsas, relógios, apitos, coletes, sinalizadores, cones e entre outros, adiantando que para a retoma desportiva estão inscritos 114 atletas.

Questionado sobre a importância do reconhecimento da EFAT como entidade pública, Edmilson Garcia disse que esta atribuição irá facilitar na resolução de várias questões, com destaque para as burocráticas e dar mais crédito à associação que há nove anos tem trabalhado em prol do desenvolvimento da comunidade local.

A EFAT é uma associação sem fins lucrativos, nascida em 2012, que visa a promoção social de adolescentes e crianças de Achada Grande Trás, através de atividades desportivas, lúdicas e académicas, visando a transmissão valores e atitudes positivas à sociedade em geral.

CM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos