FAO e Governo capacitam agro-pastores de Santiago através da abordagem da “Caixa de Resiliência”

Cidade da Praia, 10 Nov (Inforpress) – A Fundação das Nações Unidas para Agricultura (FAO) e o Ministério da Agricultura realizam, na Cidade da Praia, uma acção formação para o reforço da resiliência dos agro-pastores de Santiago, através da abordagem de “Caixa de Resiliência”.

Esta formação, conforme esclareceu a assistente da representante da FAO em Cabo Verde para a área de programa, Kátia Neves, é executado a pedido do Governo para reforçar a resiliência dos pequenos agricultores face às suas capacidades de respostas aos riscos.

Kátia Neves, que falava em conferência de imprensa à margem do workshop que termina na próxima sexta-feira, 13, acrescentou que a abordagem de “ Caixa de Resiliência” está centrada em três pilares essenciais, produtivo, social e económico.

“No pilar produtivo pretende-se promover as boas práticas agrícolas, com a capacitação do agro-pastores, na parte económica através do apoio no acesso ao crédito e a nível social para reforçar a solidariedade, a sensibilização e o engajamento dessas comunidades”, explicou.

Segundo a responsável, essas comunidades, denominadas de “campos escola”, são organizadas em grupos de 20 a 30 pessoas e contribuem “mutuamente” para obterem o crédito junto das instituições de micro finanças.

Neste particular, acrescentou ainda que os dez “campos escolas” da ilha de Santiago vão utilizar a metodologia “AVEC”, que consiste em fazer poupança que sirva de garantia para terem acesso ao crédito, de modo que com   esse dinheiro possa desenvolver as suas actividades.

A formação, que acontece virtualmente através da plataforma Zoom, tem como alvo todos os actores (gestores e facilitadores) do Ministério de Agricultura e Ambiente e outros parceiros de implementação.

O projeto reforço da resiliência dos agro-pastores vulneráveis na Ilha de Santiago através da abordagem de “Caixa de Resiliência” é financiado pela FAO e é executado em parceria com o Ministério da Agricultura e Ambiente.

OM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos