Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Falta de documentação continua a travar oportunidades e direitos dos imigrantes – responsável

Cidade da Praia, 17 Jun (Inforpress) – O presidente da Plataforma das Comunidades Imigradas Africanas, José Viana, disse hoje que a falta de regularização de documentos continua a travar oportunidades e direitos para os imigrantes em Cabo Verde, comprometendo assim a integração dos mesmos.

José Viana fez esta declaração à Inforpress, explicando que levou esta preocupação a um encontro com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, para juntos, Governo e plataforma, encontrarem uma solução.

“É necessário saber quantas pessoas estão nesta situação, porque é um constrangimento que deve ser ultrapassado”, apontou.

O responsável avançou que abordou a questão junto das instituições competentes para uma legalização extraordinária mas mesmo com esta possibilidade os imigrantes teriam de ter alguma documentação regular para resolver as pendências.

“Muitas vezes dependem de famílias para tratar da documentação no país de origem, mas leva tempo para solucionar estas questões”, indicou.

Por outro lado, observou que é preciso uma melhor integração junto dos serviços, uma proximidade como forma de sensibilização para a necessidade da regularização.

Nesta linha, defendeu que se os imigrantes continuarem na mesma situação perdem boas oportunidades que o próprio Estado cria, perdem também determinados direitos e ficam numa situação de vulnerabilidade e de risco, no sentido de promover a sua integração no país.

HR/HF//CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos