Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

“Falar das pessoas e do futuro do trabalho é falar num mercado de economia digital desenvolvido” – Olavo Correia

Cidade da Praia, 23 Nov (Inforpress) – O vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, considerou hoje que falar das pessoas e do futuro do trabalho é falar de um mercado de trabalho em contexto de economia digital desenvolvido.

Esta consideração foi feita na abertura do XXVIII fórum da Associação Internacional das Comunicações de Expressão Portuguesa (AICEP), a decorrer na Cidade da Praia, tendo como tema “As pessoas e o trabalho na economia digital”.

Olavo Correia, que é também ministro do Fomento Empresarial e da Economia Digital, salientou que o Governo de escolheu o digital como um potenciador dos jovens cabo-verdianos na conquista do mercado internacional e, assim, um sector gerador de empregos de alta especialidade para estes.

“Estamos cientes que a pandemia da covid-19 está a acelerar a economia digital e está a favorecer a inclusão laboral, designadamente para as pessoas com deficiência, mas que há que acelerar com a requalificação e a massificação das habilidades digitais para que o desenvolvimento do digital não seja factor de desigualdades e de exclusão laboral”, realçou.

O governante salientou que já é evidente o efeito das novas tecnologias de automação e inteligência artificial sobre a produtividade e o emprego.

 E para que esta evolução seja aproveitada e acompanhada,  sublinhou, é necessário ter jovens capazes e com conhecimento, que consigam competir à escala global.

“A economia digital é o presente e o futuro, um acelerador, que, mas as pessoas contam e contarão sempre”, disse, apontando para aposta do Governo na qualificação dos jovens cabo-verdianos, orientando-os  para o mercado de futuro para beneficiar das novas dinâmicas do mundo da informação e transformação digital.

“Por isso, a aposta essencial deve ser nas pessoas e em especial nos jovens para promover a criatividade e a inovação, valorizar as oportunidades económicas, gerar riqueza e emprego digno, reduzir as desigualdades e a pobreza, promover uma transição justa, criar resiliência face às mudanças climáticas, recuperar as nossas economias e acelerar a nossa caminhada para o desenvolvimento sustentável”, garantiu.

O ministro aproveitou o momento para reiterar a ambição de transformar Cabo Verde numa plataforma fornecedora de serviços digitais para a sub-região Oeste Africana e para o continente,  um ‘gateway’ para a África Ocidental, aproveitando a localização geográfica privilegiada no Atlântico médio, a estabilidade política e social.

Conforme indicou a estratégia digital de Cabo Verde está assente em três eixos, designadamente expansão da infra-estrutura de conectividade, educação e capacitação profissional e disponibilização de serviços digitais através do mercado regional.

“Nos últimos anos, apostamos significativamente na transformação digital, através de um conjunto de medidas que visam o estabelecimento de um ambiente propício à capacitação e potencialização do capital humano, à criação de um mercado para ‘startups’ tecnológicas e à atracção de recursos a nível global. O programa Cabo Verde Digital é uma das iniciativas”, precisou.

O XXVIII fórum AICEP acolhe  presidentes, CEO,  administradores e outros dirigentes das empresas operadoras de comunicações entre as quais os correios e encomendas, telecomunicações e comunicações electrónicas e conteúdos de televisão e media e das autoridades reguladoras do sector e membros da AICEP dos nove países e território de língua oficial portuguesa.

Visa a promoção de uma reflexão e debate sobre “As pessoas e o trabalho na economia digital” considerado um tema oportuno para o sector das comunicações e analisar o rumo que deve ser seguido para acompanhar a evolução digital que o mundo está a assistir e a viver.

MJB/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos