Fadista Cuca Roseta abre o palco da 31ª edição do festival Sete Sóis Sete Luas em Cabo Verde

Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) – A fadista portuguesa Cuca Roseta abre o palco da 31ª edição do festival 7sóis 7luas, que acontece de 05 de Outubro a 19 de Novembro, em Cabo Verde, nas ilhas de Santo Antão, Maio, Santiago, Fogo e Brava.

Em comunicado, a organização do festival destaca ainda as participações do português José Barros e de Christophe Mondoloni, da ilha da Córsega, que vão pisar os palcos das ilhas de Cabo Verde.

O duo espanhol Féten Féten também oferece uma viagem à música popular e tradicional do mundo ibérico com os seus ritmos da dança tradicional de Madrid, o passo duplo e a rumba.

De acordo com a mesma fonte, todos esses artistas vão encantar essas ilhas com suas performances musicais “únicas e emocionantes”, realizando residências musicais com os músicos das bandas Sete Sóis de cada ilha.

Por outro lado, a organização salienta que o certame não se limita apenas à área musical, mas também às outras áreas culturais, avançando que em Novembro estas ilhas serão agraciadas com a presença da pintura, com a residência artística do pintor luxemburguês de origem cabo-verdiana Nelson Neves.

Nelson Neves realizará laboratórios de pintura para crianças e uma exposição para celebrar os seus 50 anos no Centrum Sete Sóis Sete Luas da Ribeira Grande, em Santo Antão.

Este festival conta com o apoio das câmaras municipais da Brava, do Maio, de São Filipe, da Ribeira Grande e do Tarrafal de Santiago, assim como da Embaixada de Espanha e da AWA Programme ACP-UE Culture.

O festival Sete Sóis Sete Luas é uma rede cultural de 30 cidades, de 11 países, que privilegiam “relações vivas e directas” com os pequenos centros e os artistas, uma viagem pelo mundo Mediterrâneo e pelo mundo lusófono, onde os artistas, os operadores culturais e os espectadores participam nas acções de mobilidade internacional.

Desde 2014, com o apoio da União Europeia, um “mais novo e ambicioso passo” foi dado com a criação dos Centrum Sete Sóis Sete Luas em vários municípios, albergando salas de exposições, restaurantes, lojas de produtos de artesanato e pátios culturais, mas, sobretudo, uma variedade de actividades culturais.

Cabo Verde alberga de momento cinco Centrum SSSL, nas ilhas Brava e Maio, nos municípios da Ribeira Grande, em Santo Antão, São Filipe, na ilha do Fogo, e Tarrafal, na ilha de Santiago.

DG/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos