FAAPA: Criada Rede dos Jornalistas Desportivos das Agências de Notícias

Rabat, 27 Mai (Inforpress) – Os jornalistas das agências de notícias que participam na formação sobre “Técnicas para as boas práticas do jornalismo desportivo”, em Rabat, Marrocos, decidiram na quinta-feira criar a Rede dos Jornalistas Desportivos das Agências de Notícias (RJS-FAAPA).

A Rede foi instituída à margem da formação promovida pela Federação Atlântica das Agências de Notícias Africanas (FAAPA), com o objectivo de promover a troca de experiências entre os jornalistas, essencialmente no domínio do jornalismo desportivo.

A organização visa igualmente promover simpósios e seminários temáticos, sob a supervisão da FAAPA e em parceria com os organismos e institutos à escala africana e internacional.

Para o efeito, foi criado um comité, que conta com a coordenação geral do jornalista da Agência de Notícias do Senegal, Mamadou Salif Diallo, tendo como secretário-geral Mamadou Sy, da Agência de Notícias da Mauritânia.

A Agência de Notícias de Cabo Verde (Inforpress) faz-se representar neste comité pelo jornalista Oldemiro Moreira, na qualidade de um dos sete membros conselheiros.

A formação de cinco dias sobre “Técnicas para as boas práticas do jornalismo desportivo”, que termina hoje, é supervisionada e dirigida por jornalistas profissionais e formadores especialistas em imprensa desportiva.

Este seminário, o primeiro do género, insere-se no plano de acção da FAAPA para o ano de 2022, aprovado pelo Conselho Executivo desta federação pan-africana, na reunião de Dakar, no Senegal, realizada em Novembro de 2021.

A FAAPA, criada em 2014, com sede em Rabat, capital do Reino de Marrocos, tem como missão promover a cooperação e troca de experiências entre as agências de notícias em diferentes áreas de interesse comum, desenvolvendo uma parceria estratégica entre as mesmas, relações profissionais e circulação de informação em África.

OM/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos