Ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan defende que paz na Colômbia é inspiração para o mundo

 

Bogotá, 05 Out (Inforpress) – O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan disse hoje em Bogotá que a Colômbia “fez um grande progresso” no que considera um “caminho difícil para a paz” e deste modo tornou-se uma inspiração para o mundo.

“Todos devemos encontrar inspiração no seu exemplo”, disse Annan em Bogotá durante a inauguração da cimeira de jovens One Young World (OYW), na qual também participou o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.

Para Kofi Annan, a paz da Colômbia demonstra o que sempre acreditou: “que é possível mudar para melhor” e que “todos podem marcar a diferença”.

A mais poderosa guerrilha do continente americano e o Governo colombiano assinaram em Novembro de 2016, em Cuba, um acordo de paz para pôr fim a mais de 53 anos de conflito armado.

A rebelião seguiu a via política legal ao criar, a 01 de Setembro, o seu partido político, baptizado como Força Alternativa Revolucionária Conjunta (Farc).

Ao mesmo tempo, os ex-guerrilheiros vão responder pelos seus crimes perante a justiça especial de paz, que prevê penas alternativas à prisão se eles disserem a verdade, indemnizarem as vítimas e se comprometerem a abandonar o recurso à violência.

O conflito armado, que desde o início dos anos 1960 envolveu cerca de 30 grupos guerrilheiros, entre os quais o Exército de Libertação Nacional (ELN), neste momento em negociações de paz, paramilitares e as forças da ordem, fez mais de 260.000 mortos, mais de 60.000 desaparecidos e pelo menos 7,1 milhões de deslocados.

Lusa/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos