Ex-primeiro-ministro José Maria Neves cria fundação para a Governança

Cidade da Praia, 31 Mar (Inforpress) – A promoção da excelência, da inovação e da competitividade é o objectivo da Fundação José Maria Neves para a Governança a ser lançada publicamente no dia 08 de Abril, na Cidade da Praia.

Segundo uma nota de imprensa, a fundação vai ser lançada pelo seu patrono, o ex-primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves que governou Cabo Verde de 2001 a 2016, devendo iniciar o seu programa de actividades com projectos transversais em diversas áreas do sector público e privado.

Com o esta Fundação, José Maria Neves quer continuar a contribuir para a consolidação do Estado de Direito Democrático e para o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde e da África, com incidência particular nos pequenos Estados insulares.

É que, segundo justificou, desde a sua juventude participou activamente na vida política nacional, tendo sido dirigente associativo, líder partidário, deputado, presidente de câmara e primeiro-ministro, tendo acumulado experiências que quer continuar a colocar à disposição do seu país.

“Granjeei experiência assinalável nos processos de governança e de desenvolvimento, participei em inúmeros encontros internacionais e pude contactar líderes do mundo inteiro, onde essas questões foram amplamente debatidas”, salientou.

Por outro lado, o ex-chefe do Governo cabo-verdiana realçou que acumulou muita documentação, apontamentos e reflexões, sobretudo nos 15 anos em que foi primeiro-ministro, e gostaria de colocar todo este espólio ao serviço das pessoas, retribuindo, deste modo, a enorme confiança que nele foi depositado.

Investigação científica aplicada nos domínios da governabilidade, governação, gestão e desenvolvimento sustentável, são para já algumas áreas sobre as quais vai se debruçar.

A instituição vai dedicar-se também à organização de colóquios, conferências, seminários, ou outras actividades congéneres relevantes para a reflexão e divulgação de temas respeitantes particularmente à reforma do Estado e da administração pública, governabilidade e governação, modernização da gestão empresarial, concepção e execução de políticas públicas e gestão do desenvolvimento.

A protecção do ambiente será outra área a merecer a atenção da Fundação José Maria Neves.

Nascido na cidade de Assomada, concelho de Santa Catarina, no dia 28 de Março de 1960, José Maria Neves foi eleito em 2000 presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina e nesse mesmo ano ganhou a liderança do PAICV.

Um ano mais tarde foi primeiro-ministro de Cabo Verde, tornando-se no mais jovem político africano a exercer funções semelhantes. Esteve no cargo até 2016.

MJB/ZS

Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos