Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Ex agente da CIA detido foi despedido em 2009 suspeito de passar informações à China

 

Pequim, 19 Jan (Inforpress) – Um antigo agente dos serviços secretos norte-americanos, detido na segunda-feira por alegados vínculos a Pequim, tinha sido despedido em 2009 de uma tabaqueira japonesa por suspeitas de passar informações para a China, foi hoje noticiado.

De acordo com o jornal de Hong Kong, South China Morning Post, Jerry Chun Shing Lee começou a trabalhar na sede da Japan Tobacco International (JTI) em Hong Kong, em 2007, no mesmo ano em que deixou a CIA, como responsável das investigações contra contrabando e falsificações, mas foi despedido dois anos depois.

Um antigo executivo da JTI garantiu que um ano após Lee começar a trabalhar na empresa, as operações de que este tinha conhecimento falharam, devido à intervenção das autoridades chinesas, indicou o jornal.

“Ainda que não pudéssemos provar, suspeitávamos que ele passava os detalhes das nossas investigações (…) para as autoridades do continente [chinês]”, afirmou o antigo executivo.

Lee, cidadão norte-americano naturalizado que reside em Hong Kong, começou a trabalhar para a CIA em 1994.

O antigo agente trabalhava presentemente nos serviços de segurança da leiloeira Christie’s, em Hong Kong, mas foi despedido após ter sido detido esta semana nos Estados Unidos.

Lee foi detido à chegada ao aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova Iorque, por posse ilegal de informação classificada.

O homem detinha dois cadernos com nomes de agentes e informadores da CIA na China, assim como os pontos de encontro utilizados por estes.

Segundo a imprensa norte-americana, Lee é suspeito de estar relacionado com o desmantelamento de uma rede de informadores da CIA no país asiático.

Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos