Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Europeias: Extrema-direita polaca e italiana discutem possível aliança

Varsóvia, 03 Abr (Inforpress) – O Presidente do partido polaco Lei e Justiça (PiS), Jaroslaw Kaczynski, reuniu-se hoje com representantes do partido italiano de extrema-direita Irmãos de Itália para discutir uma possível aliança após as eleições europeias de maio.

“A conversa centrou-se, principalmente, nas próximas eleições do Parlamento Europeu e numa potencial colaboração” para esse escrutínio, disseram à EFE fontes do PiS, que governa a Polónia desde 2015 com maioria absoluta.

“Os representantes de Fratelli d’Italia [Irmãos de Itália] esperam que (…) o partido obtenha representação no Parlamento Europeu”, embora as sondagens lhe sejam desfavoráveis, referiram as mesmas fontes.

O PiS quer que os eurodeputados que sejam eleitos pelo Irmãos de Itália, se juntem ao grupo político Conservadores e Reformistas Europeus, o terceiro maior do Parlamento Europeu.

A reunião, na qual participaram também vários eurodeputados do Lei e Justiça, permitiu que os representantes dos dois partidos pudessem partilhar opiniões sobre as reformas necessárias na União Europeia.

O encontro de hoje vem na sequência do realizado a 20 de março entre Kaczynski e o líder do partido espanhol VOX, Santiago Abascal, o qual disse partilhar com os polacos a mesma visão da Europa, o que poderia levar a que esta formação de extrema-direita também se associe ao grupo Conservadores e Reformistas Europeus.

Lusa/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos