Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

EUA podem causar “escalada inaceitável” de tensão com Coreia do Norte – Lavrov

 

Moscovo, 09 Out (Inforpress) – O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, advertiu hoje o seu homólogo norte-americano, Rex Tillerson, de que Washington está a arriscar-se a provocar “uma escalada inaceitável” da tensão com a Coreia do Norte.

Numa conversa telefónica com o secretário de Estado norte-americano, Lavrov considerou “inaceitável uma escalada da tensão na península coreana, à qual estão a levar os preparativos militares norte-americanos na região”, segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Lavrov instou a uma resolução das divergências “exclusivamente por meios diplomáticos”.

No sábado, o Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que os esforços diplomáticos realizados em relação à Coreia do Norte tinham sempre fracassado.

“Lamento, mas só uma coisa funcionará”, acrescentou, sem precisar qual.

Há uma semana, Trump indicou, numa mensagem na rede social Twitter, ter dito a Rex Tillerson que “estava a perder o seu tempo a negociar”, depois de o chefe da diplomacia norte-americana ter confirmado a existência de contactos entre Washington e Pyongyang.

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul realizaram em Setembro exercícios militares perto da fronteira fortemente armada da Coreia do Norte.

A China propôs um plano, apoiado pela Rússia, que previa a suspensão do programa de armamento nuclear do regime norte-coreano em troca do fim das manobras militares norte-americanas na região.

Em Setembro, na Assembleia-Geral da ONU, Trump ameaçou “destruir totalmente” a Coreia do Norte no caso de Kim Jong-Un atacar território dos Estados Unidos.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos