EUA e ‘parceiros-chave’ reúnem-se hoje para discutir estratégia no Afeganistão

Washington, 30 Ago (Inforpress) – Os ministros dos Negócios Estrangeiros de vários países reúnem-se hoje por videoconferência para discutir os próximos passos no Afeganistão, disse o Departamento de Estado norte-americano, quando as operações de evacuação entram nos últimos dias em Cabul.

“Os participantes vão discutir uma abordagem concertada para os próximos dias e semanas”, pode ler-se no comunicado divulgado este domingo.

Washington organiza a reunião dos “parceiros-chave” na véspera do dia marcado para os militares norte-americanos deixarem o Afeganistão após 20 anos de guerra, e pouco mais de duas semanas após a tomada do poder pelos talibãs.

As conversações vão incluir representantes de França, Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido, Turquia, Catar, UE e NATO.

Na nota indicou-se também que o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, vai falar após a reunião para fornecer uma actualização sobre as recentes acções dos EUA no Afeganistão.

A reunião vai realizar-se um dia após os EUA terem anunciado a destruição de um veículo carregado de explosivos em Cabul, horas depois do Presidente dos EUA, Joe Biden, ter alertado para um possível novo ataque.

Na quinta-feira, um ataque terrorista na periferia do aeroporto da capital afegã matou cerca de 100 pessoas, incluindo 13 soldados norte-americanos.

Membros do grupo extremista Estado Islâmico visaram uma área fora do aeroporto de Cabul onde os EUA estavam a processar pedidos de visto de afegãos, norte-americanos e outros nacionais que pretendiam deixar o país.

Cerca de 114.000 pessoas foram retiradas do Afeganistão desde 15 de Agosto.

Hoje também está agendada uma reunião dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU sobre a situação no Afeganistão.

Inforpress/Lusa/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos