Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

EUA dão 43 mil euros para parceria universitária com Cabo Verde

Praia, 07 Abr (Inforpress) – A Embaixada dos Estados Unidos na cidade da Praia anunciou hoje um financiamento de 43 mil euros para a Universidade Estadual de Pensilvânia (Penn State), que vai desenvolver actividades em parceria com a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

Segundo a instituição diplomática, o financiamento de 51 mil dólares (43 mil euros) foi atribuído no âmbito do projecto de parceria universitária, que nos próximos 12 meses vai trabalhar a pesquisa, educação, inovação e envolvimento da comunidade.

O foco inicial vai ser a pesca sustentável, riscos naturais e envolvimento da comunidade e uma possível troca de pessoal, informou ainda a embaixada norte-americana em nota de imprensa.

De acordo com a embaixada, a Penn State e Uni-CV irão reforçar o memorando de entendimento existente por meio dos docentes, estudantes e intercâmbios administrativos.

O objectivo é promover a investigação, ensino, inovação e envolvimento da comunidade em alinhamento com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), enfatizando as áreas da saúde, educação, inovação, consumo responsável e acção climática.

O projecto tem, entre outros objectivos, melhorar a capacidade de previsão e observação do tempo, auxiliar no desenvolvimento de sistemas de computação de baixo custo para previsão de ciclones tropicais para pesquisa e operações.

Também pretende promover o envolvimento com a comunidade pesqueira para desenvolver um aplicativo que pode ser usado para condições ambientais em tempo real com a possibilidade de conectar os pescadores aos mercados consumidores.

“O beneficiário trabalhará com seus colegas em Gana e na África do Sul para explorar os aplicativos de telemóvel para pescadores”, referiu a embaixada, indicando ainda que o programa visa ainda intercâmbio entre estudantes das duas universidades.

Inforpress/Lusa/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos