Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Estudantes da universidade Jean Piaget venceram a 5ª edição do Start-Up Universitário com o projecto “Cidade Segura”

Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress) – Três universidades do país (Jean Piaget Praia, Uni-CV Mindelo e Universidade Santiago Assomada) venceram a 5ª edição do Start-Up Universitário com os projectos “Cidade Segura”, “Moringa Terra” e “Bu Lar”, classificando-se, respectivamente, em primeiro, segundo e terceiro lugares.

Na edição em que participaram 89 candidatos, sendo 48 dos pólos universitários de Santiago e 41 do Mindelo, o primeiro classificado coube a dois estudantes da Universidade de Jean Piaget da Praia, com o projecto “Cidade Segura”, que consiste na produção de uma câmara inteligente que reconhece e regista imediatamente a figura que por ela se passa.

A intenção, explicam os vencedores, é fazer com que Cabo Verde seja mais segura e para isso resolverem recorrer à tecnologia para produção de uma câmara inteligente visando apoiar a segurança do país.

O projecto obteve um prémio no valor de quinhentos mil escudos destinados à fase da constituição da empresa e acesso, sem concurso, à Incubação na Rede Nacional de Incubadoras (RENI) ou incubadoras de instituições parceiras da ADEI e Um kit tecnológico no valor de 100 mil escudos oferecido pela CV Móvel.

Já o segundo vencedor, o projecto “Moringa Terra”, é uma ideia de negocio que visa a plantação da Moringa para produção de produtos consumíveis que possa ser comercializado na Europa.

O projecto “Bu Lar”, da Universidade de Santiago, tem como missão a criação de uma residência para acolher os jovens que vão a Assomada estudar para que possam ter conforto para realizarem os seus estudos.

O segundo classificado foi presenteado com um prémio no valor de trezentos mil escudos, enquanto que o terceiro seleccionado recebeu duzentos mil escudos. As duas equipas receberam um kit tecnológico oferecido pela CV Móvel.

O concurso “Start-Up Universitário” visa avaliar e premiar ideias e planos de negócios, e constitui uma importante ferramenta de apoio ao empreendedorismo com vista à criação de um sector privado forte e gerador de emprego qualificado.

Tem como público-alvo os universitários que se encontram no último ano de licenciatura bem como os recém-licenciados (1 ano).

O concurso já vai na sua 5ª Edição, fruto de uma “parceria exemplar” entre a ADEI e o Ministério da Educação, iniciada no ano lectivo de 2012/2013, renovada anualmente com a participação de todas as universidades no concurso.

PC/JMV

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos