Beijing, 26 Jan (Inforpress) – Os estrangeiros na China estão “bem protegidos” pelas medidas “eficazes” de prevenção e controlo da epidemia do país, disse hoje o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, pedindo aos Estados Unidos que pensem cuidadosamente sobre a “saída autorizada” dos seus diplomatas.
De acordo com a imprensa, a Embaixada dos EUA na China está aguardando a aprovação de seu governo para evacuar diplomatas e seus dependentes devido à aplicação de regulamentações estritas de pandemia no país.
Em resposta, Zhao Lijian, disse que os protocolos de prevenção e controlo de epidemias da China são “rigorosos”, baseados na ciência e alinhados com as disposições da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, bem como a Convenção de Viena sobre Relações Consulares.
“Nossas medidas eficazes fizeram um bom trabalho na protecção de estrangeiros na China”, disse Zhao. “Fizemos o pessoal diplomático e consular na China se sentir confortável, além de proteger seus direitos e interesses legítimos”, acrescentou.
Observando que a China era “indiscutivelmente” o país “mais seguro” no momento, o porta-voz considerou que evacuar o lugar mais seguro do mundo só colocaria os norte-americanos em risco de infecção. “A lógica por trás da decisão dos EUA é confusa e difícil de justificar”.
A China expressou suas sérias preocupações e insatisfação com o lado dos EUA, segundo o porta-voz.
“Esperamos que os Estados Unidos possam observar os protocolos covid-19 da China, levar a sério a posição e as preocupações da China e considerar cuidadosamente a chamada ‘saída autorizada’ de pessoal diplomático e consular”, acrescentou.
Inforpress/Xinhua
Fim