Estivadores do Porto da Praia vão fazer manifestação pacífica reclamando retorno de horário de trabalho

Cidade da Praia, 01 Abr (Inforpress) – Os estivadores do Porto da Praia vão realizar esta segunda-feira, 03, uma manifestação pacífica nas instalações do cais, reclamando o retorno do horário de trabalho que vinham exercendo há mais de 40 anos.

De acordo com um comunicado imprensa do Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil, Agricultura e Serviços Afins (SIACSA) a manifestação dos estivadores relaciona-se com a “implementação abusiva” de uma nova modalidade de chamadas que prejudica a estiva de bordo.

Gilberto Lima manifestou-se na   sexta-feira, 31 de Março   “descontente e agastado” com a administração do Porto da Praia por ter implementado “à força” esta  nova modalidade de chamada dos estivadores.

Em conferência de imprensa, no Porto da Praia, Gilberto Lima afirmou que os trabalhadores não aceitam esta medida, que passa a vigorar a partir de hoje, porque não foram consultados e também pelo facto de terem modificado uma modalidade que prevalecia há mais de 40 anos.

“Num país democrático, há que convir, que nada é feito à força. Há que perguntar aos estivadores se estão de acordo, têm que apresentar as suas propostas e o sindicato tem que ser ouvido para depois fazer a implementação”, disse na ocasião.

Essa posição da administração, segundo Gilberto Lima, vai contribuir para desacatos e conflitos de interesses dentro do Porto da Praia, “que aparentemente está mais ou menos em termos laboral”.

“Com esse sistema de horário vai se desarrumar toda a vida de um estivador e, por isso, pedimos que haja uma contrapartida, mas a Enapor não quer largar a mão dos seus intentos”, notou, apelando à administração a tomar uma decisão mais ajustada e que sirva tanto aos sindicatos como os trabalhadores.

OM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos