Estivadores da Praia ameaçam com greve por tempo indeterminado a partir de 13 de Abril

Cidade da Praia, 03 Abr (Inforpress) – Os estivadores do Porto da Praia poderão entrar em greve por tempo indeterminado a partir de 13 de Abril, caso a Enapor não suspenda a modificação do horário de trabalho que vigora há mais de 40 anos.

O presidente do Sindicato da Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil, Agricultura e Serviços Afins (SIACSA), Gilberto Lima, disse à Inforpress que a manifestação realizada hoje e o pré-aviso de greve veio na sequência de uma reunião que a empresa agendou para 04 de Abril para discutir o referido horário, entretanto já implementado.

“Recebemos uma nota da direcção do Porto de Praia, onde nos convidam uma reunião para amanhã. Agora, o que não ficou claro é o facto de nos terem pedido para discutir sobre o horário, que já começou a ser implementado desde 01 de Abril”, explicou.

Para Gilberto Lima, existe um “contrassenso” da direcção do Porto da Praia, que, antes de ouvir as partes envolvidas, neste caso os trabalhadores, “optou pela implementação de tudo aquilo que deveria ser debatido na terça-feira”.

“É neste sentido que falei com os trabalhadores e decidimos entregar um pré-aviso de greve na Direcção-Geral do Trabalho”, informou, sublinhado que querem que a Enapor volte ao horário inicial, ou que aplique subsídio de turno, ou ainda, estabeleça um salário fixo na classe dos estivadores.

Para o sindicalista, aquilo que a empresa de administração dos Portos de Cabo Verde (Enapor) está a estabelecer constitui uma violação das atribuições do próprio sindicato e vai “contra o bolso” dos estivadores.

Em conferência de imprensa sexta-feira, Gilberto Lima alertara que a decisão da Enapor de alterar o horário de trabalho dos estivadores vai contribuir para desacatos e conflitos de interesses dentro do Porto da Praia.

Os estivadores realizaram na manhã de hoje uma manifestação pacífica nas instalações do porto da Praia, reclamando o retorno do horário de trabalho que vinham exercendo há mais de 40 anos.

AF/CP
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Generic filters
Filter by Categories
Ambiente
Cooperação
Cultura
Sociedade
Desporto
Politica
Economia
Internacional
    • Categorias

  • Galeria de Fotos