Estatísticas sobre governança ainda é pouco desenvolvido e carece de dados com periodicidade – responsável

Cidade da Praia, 23 Fev (Inforpress) – A representante do Grupo de Estatísticas de Governação da Praia (Grupo da Praia), Marlene Almeida, disse hoje que a estatística sobre governança ainda é pouco desenvolvida, sendo necessário recolher dados com certa periodicidade.

Marlene Almeida fez esta declaração à Inforpress, à margem do evento virtual intitulado “Praia Group on Governance Statistics: 2020-25 “, no âmbito da 52ª sessão da Comissão de Estatística das Nações Unidas (CENU)”.

Na ocasião, a responsável apontou que o campo de estatística de governança ainda é pouco explorado, faltando alguma maturidade no tratamento, comparado a outros dados estatísticos, como por exemplo sobre a saúde, o emprego e outros sectores.

“Não são tidas em conta as estatísticas de governança para a recolha de dados, que requer uma certa periodicidade”, disse.

Nesta linha explicou que o encontro serviu, em primeiro lugar, para compartilhar experiências e recomendações sobre governança e esforços de colecta de dados durante a pandemia da covid-19.

“Isso incluirá uma apresentação da nota de orientação do Grupo da Praia sobre Estatísticas de Governação na era da pandemia”, explicou.

Por outro lado, o encontro serviu também para apresentar o plano de trabalho do Grupo da Praia para o seu novo mandato (2020-25), que foi desenvolvido na sequência de uma ampla consulta dos membros da organização e outros produtores de dados de governança.

O Grupo de Estatísticas de Governação da Praia (Grupo da Praia) foi criado em 2015, na Quadragésima sexta sessão da Comissão de Estatística das Nações Unidas (UNSC), em resposta ao reconhecimento crescente da importância de estatísticas de governança metodologicamente sólidas.

O mandato do grupo é “contribuir para o estabelecimento de padrões internacionais e métodos para a compilação de estatísticas sobre as principais dimensões da governança”.

HR/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos