Cidade da Praia, 21 Mar (Inforpress) – O vice-presidente da bancada parlamentar do MpD, Celso Ribeiro, afirmou hoje que o seu partido está empenhado em esclarecer a opinião pública sobre a gestão dos recursos públicos e a transparência “doa a quem doer”.
Celso Ribeiro fez estas declarações durante a conferência de imprensa para o balanço das jornadas parlamentares para a segunda sessão parlamentar deste mês, que arranca esta quarta-feira.
De acordo com o deputado do Movimento para a Democracia (MpD) partido que sustenta o Governo, o ponto alto será o debate com o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, adiantando que o tema sobre a transparência e a qualidade da democracia em Cabo Verde foi proposto pelo PAICV.
“É um tema pertinente porque para nós é um tema muito caro e o MpD valoriza e muito a boa governação e a transparência e a gestão da coisa pública. Vamos com toda a tranquilidade debater os factos e não a suspeição, pensamos que desta vez vamos dar um passo significativo contribuindo para o esclarecimento da opinião pública e não para confundir a opinião publica”, declarou.
Reiterou ser muito importante haver debates sobre a gestão da coisa pública por forma a garantir a transparência da gestão da mesma, afirmando que este é um activo que o MpD enaltece e muito.
Quanto ao debate sobre a criação da comissão de inquérito para averiguar as obras do programa Casa para Todos, disse que esta temática suscitou algumas dúvidas num dos debates parlamentares, daí a necessidade de esclarecimento da opinião pública sobre este assunto.
“Esta temática veio num dos debates parlamentares, suscitou muitas dúvidas e contradições entre os números avançados, pensamos que é nossa responsabilidade enquanto Governo e a bancada que suporta o Governo esclarecer a opinião publica dos meandros dos valores que foram avançados porque havendo dúvida, é nosso dever esclarecer a opinião pública”, afirmou.
Celso Ribeiro acusou o maior partido da oposição, o PAICV, de tentar confundir a opinião pública com declarações de que todos os partidos políticos são iguais, salientando que o objectivo do MpD não é discutir casos, mas sim apresentar factos e dados concretos.
“O PAICV quer insistir nesta temática de transparência porque quer justificar o insucesso da sua penosa gestão no País durante os 15 anos de governação, quer branquear este momento, mas não vamos deixar. Estamos aqui para esclarecimento da verdade, trazer a opinião publica toda a verdade doa a quem doer, este é o nosso principal objectivo”, prometeu.
Disse, por outro lado, que o Governo está empenhado em melhorar a qualidade da administração do Estado e que já é tempo de abandonar a politica de suspeição e acusações.
CM/HF
Inforpress/Fim