“Estamos a cumprir com São Domingos aquilo que foi prometido no Programa do Governo” – PM

Cidade da Praia, 14 Ago (Inforpress) – O primeiro-ministro disse hoje que está a “cumprir” com o concelho de São Domingos aquilo que foi prometido no programa do Governo, com investimentos que vão dar qualidade ao município.

Ulisses Correia e Silva fez esta afirmação em declaração à imprensa, depois de presidir ao arranque das obras de asfaltagem da estrada Praia Baixo/Nazaré, em São Domingos e a inauguração da requalificação ambiental e urbana de Cobon di Santana, situada na zona de Alcatraz, onde foi restaurada a Igreja local.

“São Investimentos que vão dar qualidade a toda esta zona, particularmente a Praia Baixo que tem potencial turístico, fazendo com que São Domingos possa entrar também numa fase de perspetivar desenvolvimento”, considerou.

Por outro lado, o chefe do Executivo enalteceu os postos de trabalho que as obras de asfaltagens Praia Baixo/ Nazaré vão gerar, considerando as actividades de construção, como a asfaltagem, acessibilidade e melhoria de acesso “casam muito bem” com a geração de emprego local.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Clemente Garcia, considerou que essas duas infra-estruturas vão ter um “impacto enorme” na vida da população, uma vez que vai gerar mais investimentos e empregos.

O edil considerou que a restauração da Igreja de Alcatraz, uma das mais antiga de Cabo Verde, representa a aposta que a autarquia vai fazer nos próximos tempos no sector do turismo religioso.

Para isso, informou que ao lado da Igreja vai ser construído um santuário e um Centro Interpretativo para preservar a memória histórica, para divulgar os artefactos descobertos por arqueólogos da Universidade de Cambridge (Inglaterra) que só existem na Igreja de Alcatraz.

“Acredito que vai ser um lugar de referência em Santiago e Cabo Verde em matéria de turismo religioso”, frisou Clemente Garcia.

As obras de asfaltagem Praia Baixo/ Nazaré, com uma extensão de oito quilómetros, tem um prazo de execução de oito meses, com o custo de 200 mil contos e financiadas pelo Governo, através do programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA).

A requalificação ambiental e urbana de Cobon di Santana, situada na zona histórica de Alcatraz, que foi sede Norte da Capitania aquando da descoberta de Cabo Verde, custou 22 mil contos.

Trata-se de uma área de 23738 metros quadrados de dimensão, na qual foram reabilitados os arruamentos e instalados equipamentos urbanos como parque infantil, fitness, quiosque e iluminação pública.

Em complemento, foram criadas áreas verdes e reabilitada a estrada que liga Cobon di Santana à igreja de Nossa Senhora da Luz, assim como foi melhorado o antigo campo de futebol.

O primeiro-ministro e sua comitiva vai estar ainda hoje em Santa Cruz para visitar as obras de construção da Estrada da Ribeira dos Picos.

OM/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos