Estado passa a ter 100% das acções da empresa Água e Energia da Boa Vista

Cidade da Praia, 12 Abr (Inforpress) – O Governo adquiriu os remanescentes 40% das acções da Água e Energia da Boa Vista (AEB), no quadro da reestruturação das empresas públicas do sector energético e de água, de modo a torná-la mais competitiva, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o executivo esclarece que essa aquisição acontece depois dos accionistas privados (BUCAN e a Promomax) manifestarem o interesse em sair da estrutura accionista da (AEB), empresa pública, cujo capital detido era de 60 por cento (%) pelo Estado, através da Sociedade de Desenvolvimento Turístico Integrado de Boa Vista e Maio (SDTIBM).

“Concluído o processo negocial e com base na aprovação de um relatório elaborado pela referida equipa negocial, foi efectivada a compra das acções no presente mês, criando as condições para avançar com uma importante vertente da mencionada Reforma do Mercado Energético”, lê-se no documento.

Em declarações à imprensa, hoje na Cidade da Praia, à margem do encontro Exercício de Prospetiva Estratégica, o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, confirmou que o Estado recomprou as acções, passa a deter 100%, para garantir o fornecimento da energia e água na Boa Vista.

“Os sócios minoritários demonstrarem desinteresse, nós recompramos as acções e vamos investir e no momento próprio poderemos passar para a reprivatização da empresa”, explicou Olavo Correia, sublinhando que neste momento o mais importante é garantir a continuidade a nível de serviço que devem ser prestados na ilha.

O Governo realça que o processo global de Reforma do Mercado Energético pretende implementar um novo figurino de estrutura organizacional do sector de energia e água.

OM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos