Cidade da Praia, 17 Mar. (Inforpress) – O Estádio Nacional, já requalificado, será reaberto a 21 do corrente, e recebe a 24 o jogo entre as selecções de Cabo Verde e da Eswatini, referente a terceira jornada do Grupo O de qualificação Africana para o CAN’2024.
O ministro do desporto, Carlos Monteiro, adiantou à Inforpress que a maior infraestrutura desportiva do País, passa, doravante, a contar com “um relvado de qualidade ao nível máximo exigido pela FIFA e aprovado por um uma empresa certificada” pela própria instância que superintende o futebol mundial.
Com esta remodelação, o Estádio Nacional conta com cerca de 11 mil novas cadeiras nas bancadas, novo refeitório, cozinha industrial, lavandaria, uma nova pista de atletismo capacitada para receber eventos nacionais e internacionais, para que volte a ser por excelência a “Casa da Selecção nacional e do Desporto Cabo-verdiano”.
O ministro adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e desporto, Carlos Monteiro, avançou à Inforpress que, a partir da sua inauguração, vai ser retomado os treinamentos específicos no Centro de Alto Rendimento Desportivo, e que o espaço vai acolher o Centro do Desenvolvimento do Atletismo da Confederação de Atletismo para os PALOP, para além de ser dotado de rampa de acesso ao campo exterior para a prática de lançamento de peso.
As novas obras do Estádio Nacional, que esteve encerrado por cerca de dois anos, beneficiaram, ainda, a tribuna de honra, bancadas, sistema de som e pintura da cobertura metálica.
A infraestrutura, segundo explicitou Monteiro, recebeu mais obras do que aquilo que tinha sido solicitado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), aquando da retirada do certificado.
Realçou, por outro lado, que o Estádio Nacional sempre teve um plano de manutenção gerido pela Cooperação Chinesa e que a remodelação do relvado foi antecipada devido a retirada da certificação para receber jogos internacionais de futebol.
“Temos imensas valência no Estádio Nacional e vamos continuar a trabalhar para torná-lo, cada vez mais, a Casa do Desporto Cabo-verdiano. Temos um estádio funcional, ao dispor dos atletas cabo-verdianos das mais diversas modalidades e vamos ter a 24 deste mês o regresso da selecção nacional”, referiu Carlos Monteiro.
Com a certificação do novo relvado, o estádio, atestou o governante, fica capacitado para receber quaisquer jogos internacionais, seja da FIFA, seja da CAF.
De acordo com o programa de reabertura, o evento vai ser copresidido pelo embaixador da República Popular da China em Cabo Verde e pelo ministro da Juventude e Desporto Carlos Monteiro.
SR/JMV
Inforpress/Fim