Estádio Nacional está em processo de se tornar na casa do desporto em Cabo Verde – ministro

Cidade da Praia, 21 Mar (Inforpress) – O ministro do Desporto disse hoje que o Estádio Nacional está em processo de se tornar na casa do desporto em Cabo Verde, tendo anunciado para os próximos tempos “importantes instalações”, visando a melhoria de condições aos atletas.

“Ainda este ano vamos reabrir o Centro de Alto Rendimento e Medicina Desportiva, que funcionava antes da covid, também ainda este ano vai ser instalado o centro de desenvolvimento de atletismo para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”, indicou Carlos Monteiro.

O governante fez este anúncio à margem da cerimónia de reabertura do Estádio Nacional, situado em Monte Vaca, na Achada São Filipe, Cidade da Praia, e cujas obras de reabilitação foram financiadas pela China.

O executivo conta também desenvolver nos próximos anos, a construção de um hotel para atletas, um processo segundo o qual, já foi iniciado com a China, que irá, segundo o ministro, melhorar e muito as condições de alojamento no Estádio Nacional.

“Estas obras que inauguramos hoje vem na senda do que temos falado de que o Estádio Nacional é mais do que só um campo para jogar o futebol, é mais do que só uma pista para fazermos disciplinas do atletismo, o Estádio Nacional está em processo de se tornar na casa do desporto em Cabo Verde”, perspectivou.

Conforme adiantou, o Estádio Nacional de Cabo Verde recebe, por ano, mais de um milhar de atletas, quando são realizados campeonatos nacionais das mais diversas modalidades, assim como treinos de vários atletas e equipas.

“Falo de atletismo, voleibol, futebol, andebol, boxe, karaté… são várias modalidades, por isso, deve ser a casa do desporto e deve ter infra-estruturas complementares que permitam dar dignidade a todo o momento que os atletas permanecem aqui”, assinalou.

O Estádio Nacional foi reaberto esta terça-feira após receber obras de reabilitação, fruto da parceria entre os governos de Cabo Verde e da China, no quadro da melhoria de toda a capacidade, quer em treinamento quer em competição que vão desde o relvado artificial, pista sintética de atletismo, tribuna de honra, pintura de bancadas e ferragens.

Foram ainda substituídas cadeiras, feita manutenção dos geradores, intervenções na rampa para as pessoas com deficiência, e o túnel amovível, assim como um novo complexo que abriga uma lavandaria, cozinha e refeitório.

ET/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos