Espanha quer reforçar cooperação a nível parlamentar com Cabo Verde – embaixadora

Cidade da Praia, 10 Out (Inforpress) – A embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Ana Paredes Pietro, destacou hoje o “excelente” nível de cooperação entre os dois países, considerando importante que sejam reforçadas as relações a nível parlamentar.

A nova embaixadora extraordinária e plenipotenciária do Reino da Espanha em Cabo Verde fez estas declarações à Inforpress, após ser recebida pelo presidente da Assembleia Nacional (AN), Austelino Correia.

“Hoje tive a oportunidade de apresentar aquilo que é uma agenda comum de intensificar as relações em todos os níveis entre a Espanha e Cabo Verde. As relações são muito estreitas e são muito ricas, mas ambas as partes querem ir mais além não só no âmbito económico que tem sido muito importante, mas também no âmbito social e para nós a relação a nível parlamentar dos dois países é um canal perfeito”, afirmou.

Conforme Ana Pietro, o parlamento espanhol tem procurado cada dia aproximar os cidadãos espanhóis, destacando que Cabo Verde, à semelhança desta iniciativa, tem feito um esforço diário para aproximar todos os cabo-verdianos do parlamento com destaque para os jovens e implementação de uma cultura mais participativa.

A diplomata adiantou ainda que a Espanha quer reativar a cooperação a nível parlamentar, intensificar os programas de intercâmbio e de apoio, salientando que os dois países partilham os mesmos princípios, valores e objectivos.

“De uma forma geral fazer com que a cooperação seja alargada a nível da política Macaronésia e se estabeleça a nível das cidades para poder apoiar mais a comunidade cabo-verdiana na Espanha, que está bem integrada, fazem parte da sociedade espanhola, mas o presidente da AN, Austelino Correia, tem uma preocupação de fazer chegar a comunidade cabo-verdiana a mensagem de apoio do parlamento cabo-verdiano.

CM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos