Espanha disponível para reforçar cooperação com Cabo Verde nas áreas de turismo e economia azul

Cidade da Praia, 21 Dez (Inforpress) – O Governo de Espanha está disponível para reforçar a cooperação com Cabo Verde a nível do turismo e da economia azul, dois sectores considerados estratégicos e que os dois países têm potencialidades comuns.

Essa disponibilidade foi reafirmada hoje pela secretária de Estado de Cooperação da Espanha, Pilar Rodriguez, no final de uma visita realizada ao Presidente da República, José Maria Neves, precisamente no dia em que completaram 44 anos do início das relações diplomáticas entre Espanha e Cabo Verde.

“Falámos de dois sectores estratégicos muito importantes, que têm a ver com a economia azul, onde a Espanha tem potencialidades e interesse. Sabe-se também que a Espanha é uma potência no âmbito da pesca, e falámos também no sector do turismo. Somos dois países que compartilhamos essas duas potencialidades no âmbito da economia”, disse.

A governante salientou que a pandemia teve um “impacto brutal” no sector do turismo, pelo que defendeu que é necessário fortalecer as capacidades e competências nesse sector e inovar.

“Essa visita veio reafirmar esse compromisso de trabalharmos juntos para enfrentarmos os desafios que não são poucos, ainda mais que a pandemia nos ensinou uma coisa muito importante, que eu gosto muito de realçar e o presidente do Governo de Espanha diz sempre, que é: ou saímos juntos ou não saímos dessa situação”, disse, realçando a necessidade se reforçar as “excelentes relações” entre Cabo Verde e Espanha.

Pilar Rodriguez realçou a normalidade democrática que se vive em Cabo Verde e capacidade de o país ter “instituições fortes” que o faz uma referência na África subsariana e na África no geral, considerando que é um “parceiro fiável” para trabalhar com o seu país.

A representante do governo de Espanha enalteceu também o percurso feito por Cabo Verde em termos de vacinação contra a covid-19, destacando a vacinação das crianças e a aplicação da terceira dose, como resultados das respostas eficazes à situação pandémica de covid-19.

Para além do Presidente da República, a secretária de Estado de Cooperação Espanhola manteve esta manhã um encontro com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e visitou a escola de Ponta d’Água na Cidade da Praia.

MJB/ZS

Inforpress/fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos