Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Espaço Aberto Safende satisfeito com o trabalho prestado em prol do desenvolvimento da comunidade

Cidade da Praia, 23 Fev (Inforpress) – A vice-directora do Centro Espaço Aberto Safende, Jandira Tavares, considera positivo as actividades que vêm sendo promovidas em prol do desenvolvimento da comunidade local nos dez anos de existência, apesar dos problemas financeiros.

Em declarações à Inforpress, Jandira Tavares considerou “gratificante” o trabalho que esta instituição tem estado a realizar junto das crianças, jovens e famílias, com oferta de uma refeição quente, atendimento psicológico, assistência social, actividades artísticas, culturais, desportivas e recreativas, ocupação dos tempos livres, entre outros.

“Nestes dez anos de existência já formamos mais de 300 jovens em arte de trabalhar o cabidal, uma formação que possibilita o autoemprego a quem tiver um diploma na área. Além disso, anualmente trabalhamos com uma turma de cem crianças, sendo 50 de explicação e 50 de jardim”, disse.

Segundo Jandira Tavares, além das crianças, o Centro Espaço Aberto Safende tem estado a trabalhar com cem famílias diariamente, na sensibilização e informação sobre direitos das crianças, entre outros.

Conforme realçou, para além dessas actividadestas o grupo atende também crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem e comportamental, que são enviadas pelas escolas da comunidade para serem atendidas pelos psicólogos e professores que os orientam para uma melhor compreensão.

Janira Tavares indicou, por outro lado, que o centro presta também às crianças serviços ligados à educação e diversão e para os jovens garante actividades de prevenção de conduta de risco, promove acções de inserção sócio-profissional e oferece actividades lúdicas saudáveis.

No entanto, para trabalhar todas estas vertentes, incluindo palestras que são ministradas para jovens e comunidade, a responsável explicou que a instituição conta com o apoio de parceiros nacionais e internacionais.

Em finais de 2010, como reconhecimento dos serviços prestados à comunidade e do empenhamento a favor da paz, o Centro ganhou o Prémio Nacional dos Direitos Humanos 2010, da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania, na categoria “Combate A Violência E Promoção Da Cultura Da Paz”.

O Espaço Aberto Safende é um centro de intervenção comunitária pertencente à Associação Zé Moniz (AZM), direccionado para a camada infantojuvenil. Foi criado a 23 de Fevereiro de 2008 e tem como missão contribuir para melhorar as condições de vida das crianças e dos jovens do bairro Safende, cuja população ronda os 6 mil e 100 pessoas.

PC/FP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos