Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Esgrima: Federação já conta com dez novos instrutores saídos do curso ministrado pelo mestre italiano Puglisi Giancarlo (c/áudio)

Cidade da Praia, 23 Ago. (Inforpress) – A Federação Cabo-verdiana de Esgrima (FCE) já conta com dez instrutores saídos do curso de instrutores realizados no país e aproximadamente 20 crianças do I Laboratório de Esgrima “FENCING LAB”, sob a coordenação do mestre italiano Puglisi Giancarlo.

O presidente da FCE, Isaías Brito, fez esta revelação em entrevista à Inforpress no final da primeira acção de formação da modalidade ministrada por Puglisi Giancarlo, mestre da Escola Conad Scherma Módica, no quadro da parceria com a Federação Italiana de Esgrima, em Cabo Verde, mais precisamente na cidade da Praia, onde traçou um “balanço bastante positivo”.

Disse que desta formação Cabo Verde ganhou um grupo de crianças que acabaram por ter o primeiro contacto com a modalidade, ao mesmo tempo que se preocupou com um curso de formação de instrutores, militares e civis, visando a promoção e a divulgação desta modalidade olímpica que está a dar os seus primeiros passos no país.

“É um orgulho enorme ver estas crianças, com apenas uma semana a conseguirem, neste momento, fazer assaltos de esgrimas como se já estivessem mais de mês de contactos com a modalidade”, enfatizou Brito, que também se orgulha do modo como os instrutores recém-formados já se interiorizaram sobre as diferentes técnicas e fases da competição da esgrima.

Reforçou a ideia de que o próximo grande desafio passa pela promoção desta modalidade olímpica no país, com a criação de mais duas associações regionais, para se juntarem às já existentes nas regiões desportivas de Santiago Sul (Praia), São Vicente e Sal, visando a sua filiação na Federação Internacional de Esgrima.

Para a materialização deste projecto, espera-se no princípio de Setembro a vinda a Cabo Verde de uma delegação da Federação Internacional de Esgrima, integrada pelo presidente da Confederação Africana de Esgrima e pelo presidente da Federação Italiana de Esgrima, Giorgio Scarso.

A FCE promete, nos próximos tempos, realizar novas acções de formação nas ilhas do Sal e São Vicente, onde já conta com instrutores capacitados em Itália, e que estiveram envolvidos nesta acção de formação realizada de 16 a 23 do corrente na cidade da Praia.

Refira-se que, este curso enquadra-se no plano das actividades da FCE para o corrente ano e contou com a parceria da Federação Italiana de Esgrima e da Associação de Amizade Itália Cabo Verde “KRIOL-ITÁ”, enquanto impulsionadores da prática desta modalidade olímpica, em Cabo Verde e do Estado Maior das Forças Armadas.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos