Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Escolas privadas preocupadas com abandono dos alunos devido à falta de pagamento de propinas (c/áudio)

Cidade da Praia, 14 Mai (Inforpress) – As escolas secundárias privadas na Cidade da Praia estão preocupadas com o abandono dos alunos devido à falta de pagamento de propinas, situação que tem constrangido o próprio funcionamento das estruturas.

Em entrevista à Inforpress, a directora da Escola Alternativa, Helida Freire, disse que com o início da pandemia, muitos alunos desistiram da frequência, por falta de condições financeiras para arcar com os custos das propinas.

Segundo apontou, a falta de condições está associada à perda de emprego dos pais ou dos próprios alunos, que mantinham os estudos com os salários que recebiam.

Entretanto a covid-19 provocou o encerramento de várias estruturas empresariais, ou a redução de funcionários, condicionando a receita que tinham para pagar as respectivas propinas.

Nesta linha, apelou a que se dêem mais apoios aos alunos que frequentam as escolas privadas, pois a situação é “preocupante”.

“Nós apoiamos os alunos, mas a situação é complicada, iniciaram o ano lectivo mas a meio percurso desistiram por falta de condições”, disse.

A directora da Escola Abrolhos apontou a mesma situação, indicando que mais de metade dos alunos já desistiram das aulas, o que tem complicado também o próprio funcionamento da instituição.

De acordo com o seu relato, há alunos que desde o início do ano lectivo não conseguiram pagar um único mês de propinas.

“Nós sensibilizamos, analisamos cada caso conforme a situação, mas torna-se complicado fazer uma gestão onde dependemos desses recursos e não os temos disponíveis”.

Ainda assim, apelaram aos alunos a não desistirem, mesmo com a situação complexa, pois, sustentam, o estudo é investimento que irão colher no futuro.


HR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos