Escola Secundária Fulgêncio Tavares é o grande vencedor da quinta edição do concurso Hitech Summer

Cidade da Praia, 06 Jan (Inforpress) – Os alunos Diego Cruz, Fábio Semedo, Mairine Andrade e Telma de Pina, da Escola Secundária Fulgêncio Tavares, concelho de São Domingos, foram os primeiros classificados do concurso do Hitech Summer que abrangeu todas as escolas do país.

A Escola Secundária Jorge Barbosa, da ilha de São Vicente, e a Escola Secundária Abílio Duarte, na cidade da Praia, foram os premiados na categoria do segundo e terceiro classificados, respectivamente.

A cerimónia de anúncio dos projectos seleccionados e a entrega dos prémios aos três primeiros classificados desta quinta edição do “Hitech Summer”, decorreu na manhã desta sexta-feira, nas instalações do Liceu Abílio Duarte, no Palmarejo.

O administrador executivo do Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (Nosi), Lumumba Barbosa, informou que no ano transato tiveram uma boa adesão dos alunos, contudo, acrescentou, este ano os números estiveram melhores.

“Estamos aqui hoje para premiar os vencedores desta edição junto dos parceiros que mais uma vez acreditaram neste projecto, que tem dado uma significância grande naquilo que é a transformação digital, indo ao encontro dos objectivos do Governo e também a uma das missões do Nosi”, elucidou.

Segundo avançou, o Nosi já está a planear a sexta edição do concurso Hitech Summer com o intuito de incentivar adolescentes e jovens a participarem do programa, mas também outras instituições a desenvolverem iniciativas de base tecnológica.

Por seu turno, a coordenadora do projecto, Luiza Chantre, disse que o objectivo é motivar os jovens a utilizarem as suas habilidades digitais no desenvolvimento de soluções inovadores para o país.

Segundo explicou, o tema do projecto desta edição “Protecting Life Together”, teve o propósito de fazer com que cada equipa criasse um jogo à sua escolha.

Luiza Chantre avançou ainda que o programa já submeteu a inscrição dos três projectos seleccionados ao concurso do African Code Challenge, iniciativa que visa a criação de projectos de codificação e tecnologia, utilizando um ‘scratch games’.

A quinta edição da competição tecnológica teve início no mês de Agosto de 2022, em todos os 44 laboratórios do programa WebLab, e contou com a participação de 1.252 crianças e adolescentes em 12 projectos digitais.

LT/HR//CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos