Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

ERIS manda recolher medicamentos contendo ácido nalidíxico

Mindelo, 14 Mai (Inforpress) – A Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) determinou a suspensão da comercialização e recolha do mercado de todos os medicamentos contendo ácido nalidíxico, por causa de “reacções adversas”.

Segundo a reguladora, esta suspensão surge na sequência de um parecer emitido pela Comissão Nacional de Farmacovigilância (CNF), em resposta a um pedido de avaliação técnica do relatório de análise benefício-risco de medicamentos contendo ácido nalidíxico.

“Recomendou-se a suspensão da comercialização dos medicamentos contendo ácido nalidíxico no País, tendo em conta as reacções adversas associadas a esses medicamentos e a possibilidade da utilização de outros medicamentos essenciais disponíveis no País, no tratamento de infecções do trato urinário, causadas por microrganismos gram-negativos sensíveis”, lê-se na deliberação.

A mesma fonte afirma que o ácido nalidíxico consta da Lista Nacional de Medicamentos (LNM) e os medicamentos que contêm esse ingrediente activo estavam a ser comercializados em Cabo Verde, sendo indicados para o tratamento de infecções do trato urinário e intestinais por microrganismos gram-negativos sensíveis ao ácido nalidíxico.

CD/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos